Albert Bandura é um grande psicólogo contemporâneo, que sistematizou a teoria sobre como aprendemos ao observar o comportamento de outra pessoa ou personagem, tomando-o como modelo - aprendizagem por modelação. Constatou que somos reforçados e motivados a aprender observando as consequências do desempenho de outras pessoas e não apenas quando somos premiados diretamente pelo nosso sucesso. Com base no contexto apresentado, assinale a alternativa correta. Escolha uma: a. Para estas teorias, que têm na figura de Vigotsky um dos autores de maior relevância, os indivíduos desenvolvem seus sistemas conceituais nas suas interações com a cultura. b. As teorias da aprendizagem social, que têm Albert Bandura como autor de maior destaque, consideram que o desenvolvimento da moralidade estaria relacionado à sexualidade c. O estudo do desenvolvimento moral é baseado em diversos enfoques teóricos, destacando-se as teorias da aprendizagem social (com enfoque na conduta moral) e as teorias cognitivo-evolutivas, cujo interesse principal é no juízo moral. d. As teorias cognitivo-evolutivas abordam o desenvolvimento das atitudes morais em estágios, ou seja, baseiam-se no pressuposto de que há uma desorganização sequencial vinculada à sexualidade. e. Na etapa da anomia, a criança segue regras coletivas, concentrando seus interesses nos aspectos motores e nas fantasias e não dão tanta atenção para a participação em uma atividade coletiva. Essa etapa se mantém até aproximadamente os cinco ou seis anos de idade.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a.
O estudo do desenvolvimento moral é baseado em diversos enfoques teóricos, destacando-se as teorias da aprendizagem social (com enfoque na conduta moral) e as teorias cognitivo-evolutivas, cujo interesse principal é no juízo moral.
Alternativa correta.
a. Para estas teorias, que têm na figura de Vygotsky um dos autores de maior relevância, os indivíduos desenvolvem seus sistemas conceituais nas suas interações com a cultura.
A importância da socialização está representada na figura de Vygotsky, compreendido como um dos estudiosos mais importantes da Psicologia, por conta de seus trabalhos envolvendo a importância da cultura e interação sociais.
Diante disso, reforça que para que um indivíduo seja capaz de se desenvolver plenamente, é preciso que mantenha vínculos sociais em alinhamento com vínculos acadêmicos, tornando-se um cidadão consciente.