Alarmando com as baixas taxas de crescimento populacional, o primeiro-ministro canadense Jean-Chrétien acaba de criar um plano de incentivo a entrada de mais imigrantes (...) A preferência é para profissionais altamente qualificados, especialmente nas áreas de tecnologia, física e engenharia.
A informação acima permite concluir que:
A )A xenofobia chegou a exaustão, dando lugar a conscientização, pelos países ricos, da necessidade das forças de trabalho do imigrante.
B) A imigração para o Canadá deixa de ser seletiva, uma vez que o rápido envelhecimento da população reduz, sensivelmente, o tamanho da população ativa no país.
C) A baixa fecundidade da mulher canadense coloca em rico a reposição de mão de obra no futuro, levando o governo a adotar uma política mais flexível de imigração.
D) A preferência do governo canadense por trabalhadores braçais obedece a lógica capitalista de utilização de mão de obra mais barata no sistema produtivo.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A afirmativa correta é a letra c.
Isso demonstra que a seletividade de imigrantes foi necessária diante do contexto geográfico em que se encontra o país, sob uma elevada chance de ter prejuízos posteriores com as questões da previdência, haja vista que o número de idosos está cada vez maior do que o número de jovens.
Nesse sentido, as mãos de obra especializadas e preparadas para o mercado de trabalho são selecionadas, visando amenizar esse entrave populacional e previdenciário.
Perguntas interessantes