Ajudemm, por favor!!!
Soluções para a tarefa
Resposta:
- Os hidrocarbonetos são compostos formados por carbono (C) e hidrogênio (H). A flexibilidade do carbono, que é o principal elemento desses compostos, favorece a existência de uma enorme diversidade de estruturas moleculares, sendo assim, algumas propriedades, como ponto de fusão e ebulição, podem ser discrepantes entre um hidrocarboneto e outro.
- São moléculas em sua maioria apolares, com forças intermoleculares do tipo dipolo induzido e densidade menor que a da água. A identificação desses compostos pode ser feita por meio da nomenclatura, que segue as regras estabelecidas pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac).
- Hidrocarbonetos de cadeias fechadas ou cíclicas: aqueles com cadeias em que os átomos se organizam formando um ciclo, um polígono ou um anel aromático (hidrocarboneto fechado com insaturações alternadas). Não possuem pontas soltas a menos que haja uma ramificação. Cada vértice do polígono representa um carbono e seus respectivos hidrogênios ligantes.
características estruturais de cada um deles:
- Ciclanos: são hidrocarbonetos de cadeia fechada, saturada (apenas ligações simples entre os carbonos), normal (sem ramificações ou radicais) ou ramificada (com ramificações ou radicais).
- Ciclenos: são hidrocarbonetos de cadeia fechada, insaturada (contém uma ligação dupla entre dois dos carbonos presentes na cadeia), normal (sem ramificações ou radicais) ou ramificada (com ramificações ou radicais).
Aromáticos: cadeias fechadas que apresentam seis carbonos com três ligações duplas alternadas (anel aromático).
fórmulas dos hidrocarbonetos de cadeia fechada:
Hidrocarbonetos de cadeia fechada: as moléculas organizam-se de forma cíclica, tendem a configurar um polígono e, assim como nas cadeias abertas, pode ocorrer instaurações e/ou ramificações. Ciclanos, ciclenos, ciclinos e benzenos são hidrocarbonetos de cadeia fechada.
Ciclanos ou cicloalcanos: cadeias cíclicas que se constituem somente por ligações simples. Sua fórmula geral é CnH2n. Nomenclatura: ciclo + prefixo + an + o.
Ciclenos ou cicloalcenos: cadeias fechadas de hidrocarbonetos com uma instauração. Sua fórmula geral é CnH2n-2. Nomenclatura: ciclo + prefixo + en + o.
Ciclinos ou cicloalcinos: hidrocarbonetos de cadeia fechada com a presença de duas duplas ligações. Sua fórmula geral é CnH2n-4. Nomenclatura: ciclo + prefixo + in + o.
Benzenos
Benzeno é um tipo de hidrocarboneto de cadeia fechada com seis carbonos em que as ligações variam entre simples e duplas. Esses compostos são tóxicos e altamente cancerígenos, sendo utilizados como solventes orgânicos em processos químicos.
Para o hidrocarboneto ser considerado aromático, é necessário que haja na cadeia pelo menos um anel benzênico, que é altamente reativo, portanto sujeito a duas ou mais substituições, que veremos aqui como ramificações. Quando houver dois radicais ligantes, teremos nomes específicos para cada dupla de posição.
Radicais nos carbonos 1,2 do benzeno → orto
Radicais nos carbonos 1,3 do benzeno → meta
Radicais nos carbonos1,4 do benzeno → para
A nomenclatura de um composto aromático é feita da seguinte forma:
1ª parte: posicionamento dos ligantes (orto, meta ou para).
2ª parte: nome do radical ou radicais ligados ao benzeno (metil, etil, propil…). O nome dado aos radicais segue a regra dos demais hidrocarbonetos.
3ª parte: -benzeno, que é o termo característico de hidrocarbonetos aromáticos.
Exemplos:
→ Orto-dimetil-benzeno
Todas as informações estão no texto, espero ter ajudado!