Filosofia, perguntado por mafenascimento47, 1 ano atrás

Ajudemm, pfvr!..............

Anexos:

davegrohl2006: A questão 9 está confusa! Aliás, seu (sua) professor (a) faz cada pergunta heim? Espero ter ajudado e espero que ele (a) tenha explicado bem sobre Aristóteles porque ele não é tão fácil para ser compreendido em 1 trimestre ou bimestre apenas!
davegrohl2006: Ele que eu falo é Aristóteles! Essas duas perguntas sobre se as causas são iguais ao acidente e a potência foram de lascar!

Soluções para a tarefa

Respondido por davegrohl2006
0

Resposta:

6) Sim! Pelo fato das 4 causas representarem a possibilidade (dynamis) das coisas e a força com o qual as coisas se transformam no Cosmos (a kinesis) que podem ser traduzidas pela energeia (força de atividade representando o ato) e a entelecheia (força persistente e contínua do movimento representando a potência) que atuam apenas nas coisas vivas e moventes.

7) Não! Embora a causa final seja uma finalidade dada ao objeto que se transforma, ela é um algo estático quando o objeto assume uma forma; Quando mudamos a forma do objeto mantendo o material do qual ele é feito (que será a sua essência ou substância), a finalidade dele acompanha essa mudança. Como a potência não é ainda mas pode vir a ser pois está em movimento de transformação, não há como aplicar tal princípio finalístico ou teleológico. Assim, somente quando os objetos estão em ato, é possível que seja determinado sua finalidade.

8) Também não! O acidente é o que está no objeto e ele sofre uma ação passiva de quem promove o movimento de transformação ao passo de que quem inicia o movimento, não mudar junto com o objeto mas ao contrário, é ele quem promove a transformação do objeto e no caso do acidente, são detalhes ou aquilo que deixando de ser ou existir, o objeto continua sendo ele mesmo em sua essência. Sendo assim, não é possivel a causa eficiente ser igual ao acidente pela passividade e transitoriedade do acidente sobre os objetos.

10) O movimento segundo Aristóteles é promovido por um Ser que é imutável, eterno, imóvel e que sobre ele não recaia nenhuma força de impulso para ele promover tal movimento. Segundo o filosofo, todas as coisas são causadas, o que significa que para cada coisa que exista ela é efeito que se originou de um algo maior que existia anteriormente e que proporcionou a transformação em virtude desse Ser que é o que chamamos de Motor Imóvel (dele parte todo o movimento mas ele mesmo não sofre nenhuma ação anterior para se mover e promover o movimento)

Perguntas interessantes