Lógica, perguntado por davifut7, 8 meses atrás

AJUDEM POR FAVOR

Texto 1 Leia a fábula de La Fontaine, uma possível explicação para a expressão ”o amor é cego”. No amor tudo é mistério: suas flechas e sua aljava, sua chama e sua infância eterna. Mas por que o amor é cego? Aconteceu que num certo dia o Amor e a Loucura brincavam juntos. Aquele ainda não era cego. Surgiu entre eles um desentendimento qualquer. Pretendeu então o Amor que se reunisse para tratar do assunto o conselho dos deuses. Mas a Loucura, impaciente, deu-lhe uma pancada tão violenta que lhe privou da visão. Vênus, mãe e mulher, pôs-se a clamar por vingança, aos gritos. Diante de Júpiter, de Nêmesis – a deusa da vingança – e de todos os juízos do inferno, Vênus exigiu que aquele crime fosse reparado. Seu filho não podia ficar cego. Depois de estudar detalhadamente o caso, a sentença do supremo tribunal celeste consistiu em declarar a loucura a servir de guia ao Amor. Fonte: LA FONTAINE, Jean de. O amor e a loucura. In: Os melhores contos de loucura. Flávio Moreira da Costa (Org.). Rio de Janeiro: Ediouro, 2007. Texto 2 “Quando dizemos que o pensamento filosófico surge na Grécia no século VI a.C., caracterizando-o como uma forma específica de o homem tentar entender o mundo que o cerca, isto não quer dizer que anteriormente não houvesse também outras formas de se entender essa realidade. É precisamente a especificidade do pensamento filosófico-científico que tentaremos explicitar aqui, contrastando-o com o pensamento mítico que lhe antecede na cultura grega”. (MARCONDES, D. Iniciação Wittgenstein. Rio de Janeiro, Zahar, 2007). Considerando o breve histórico acima, concernente à relação entre o mito e a filosofia nascente, assinale a opção que expressa, de forma mais adequada, essa relação na Grécia Antiga *
0 pontos
a) mito é a expressão mais acabada da religiosidade arcaica, e a filosofia corresponde ao advento da razão liberada da religiosidade.
b) O mito é uma narrativa em que a origem do mundo é apresentada imaginativamente, e a filosofia caracteriza-se como explicação racional que retoma questões presentes no mito.
c) O mito fundamenta-se no rito, é infantil, pré-lógico e irracional, e a filosofia, também fundamentada no rito, corresponde ao surgimento da razão na Grécia Antiga.
d) A filosofia é a negação do mito, pois não aceita contradições ou fabulações, admitindo apenas explicações que possam ser comprovadas pela observação direta ou pela experiência​

Soluções para a tarefa

Respondido por lucy266752
1

Resposta:B

O mito surgiu como narrativas de povos gregos antigos para explicar fenômenos da natureza que não podiam compreender. Era e é geralmente utilizado para explicar a origem de acontecimentos.

Já a filosofia é o estudo e reflexão de questões relacionadas à existência humana. Também reflete sobre o conhecimento, valores morais e estéticos, pensamento e linguagem.

Ao contrário do mito, que possui suas explicações baseadas na crença, a filosofia é um conhecimento metódico baseado na razão e na lógica.

Fonte:Diferença

Explicação: PELO AMOR DE DEUS, DEU TRABALHO MAS CONSEGUI FAZER ESTA TAREFA. TCHAU ESPERO TER AJUDADO

Respondido por EmmySkoltberg
0

Resposta:

Letra B) Mitológica

Explicação:

Perguntas interessantes