Português, perguntado por brunodiasfoxy, 6 meses atrás

AJUDEM!! POR FAVOR!


RETRATO FALADO DO BRASIL Comecei a aula com uma pergunta: "O que diferencia a questão social no Brasil e nos EUA?". Silêncio geral. Imaginei que os alunos não tivessem lido o capítulo. Afirmaram que sim. Foi só então que eu, imaturo, sem o olhar treinado para capturar atitudes e comportamentos em pequenos gestos, percebi o constrangimento da turma. O sinal, característico, que retive como lição das formas sutis do preconceito era o olhar coletivo de soslaio para o único negro na sala. Dirigi-me a ele e denunciei: "Seus colegas estão constrangidos em falar de racismo na sua frente". Esta cena se repete toda vez que falo em público sobre a desigualdade racial no Brasil e há aquela pessoa negra, solitária, na plateia. Recentemente, numa palestra para gerentes de um banco, havia uma jovem gerente negra. Uma das raras mulheres e a única pessoa negra. Enfrentou duas correntes discriminatórias para estar ali: ser negra e ser mulher. Os colegas se sentiam desconfortáveis porque eu falava do "problema dela". “Ela" não tinha problema, claro. Era uma pessoa natural, do gênero feminino e negra. Nascemos assim. O problema é que os outros não quererem ver a discriminação. Essa inversão típica é que caracteriza a questão racial no Brasil. É como se os negros tivessem um problema de cor, e não a sociedade o problema do preconceito. (ABRANCHES, Sérgio. Retrato falado do Brasil. Veja, São Paulo, ano 36, n. 46, p. 27, nov. 2003 Adaptação) O texto diz respeito à:

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Amaliamagnolia
4

Resposta:

desiguadalde racial no Brasil

Explicação:

...........


brunodiasfoxy: Obrigado amigo
Amaliamagnolia: *****amiga
Amaliamagnolia: denada, espero ter ajudado
brunodiasfoxy: amiga* foi mal, ajudou muito sim
Respondido por yuri14rodrigues
0

Este texto diz respeito à:

B.  desigualdade racial no Brasil.

Interpretação de texto e contexto do preconceito racial

O conteúdo de "Retrato falado do Brasil" faz um parâmetro e análise geral das questões raciais que conseguimos presenciar em ambientes como escolas e internatos, por exemplo.

Em um primeiro momento, o autor faz um relato de uma conversa que ele teve com alguns alunos em uma escola, sobre as diferenças sociais.

No entanto, o que acontece é que poucas pessoas conseguiram falar sobre os aspectos do racismo e o pensamento que ainda existe sobre as diferenças de raças.

O autor criou este texto com a intenção de criar um pensamento fora dos padrões e até mesmo extinguir os conceitos preconceituosos.

Veja mais sobre o racismo em https://brainly.com.br/tarefa/49197819

Anexos:
Perguntas interessantes