Ajudem por favor!!!
Soluções para a tarefa
Resposta:
B ) I e III, somente.
Explicação:
O número em baixo do elemento químico, a esquerdar, é seu número atômico (Z), é o numero de identificação do elemento. Em um átomo eletricamente neutro (sem cargas) o número atômico (Z) é igual ao número de prótons (P) ou de elétrons (e⁻).
O número em cima do elemento químico, a esquerdar, é seu numero de massa (A), que é o somatório do número de prótons (P) e de nêutrons (N), logo, A=P+N.
As vezes há um número em cima do elemento químico, a direita, isso indica que o átomo sofre alguma reação química que alterou sua quantidade de elétrons (e⁻). Quando o sinal é positivo, quer dizer que o átomo perdeu elétrons, no qual é denominado cátion. De maneira inversa, quando o sinal é negativo, quer dizer que o átomo ganhou elétrons, no qual é denominado ânion.
Com isso em mente, podemos fazer a seguinte afirmativas:
A ) I e II, somente. Cloro tem 17 elétrons, mais como é um ânion de carga -1, logo ele tem 18 elétrons (17+1=18 e⁻) que é a mesma quantidade do Argônio (Ar). O ânion Cloro tem 20 neutros (A=P+N ⇒ 37=17+N ⇒ N=37-17 ⇒ N=20) mas o Argônio tem 22 (A=P+N ⇒ 40=18+N ⇒ N=40-18 ⇒ N=22). Falsa.
B ) I e III, somente. Cálcio (Ca) tem 20 elétrons, mais como ele é um cátion de carga +2, logo ele tem 18 elétrons (20-2=18 e⁻) que é a mesma quantidade do ânion Cloro (Cl⁻). O Cálcio tem 20 nêutrons (A=P+N ⇒ 40=20+N ⇒ N=40-20 ⇒ N=20) que é a mesma quantidade do Cloro, Verdadeira.
C ) II e III, somente. Já sabemos que o Argônio e o cátion Cálcio tem a mesma quantidade de elétrons, 18. Mas, o Cálcio tem 20 nêutrons enquanto o Argônio tem 22. Falsa.
D ) II e IV, somente. O Manganês (Mn) tem 25 elétrons, mais como ele é um cátion de carga +2, logo ele tem 23 elétrons (25-2=23 e⁻) que é diferente do Argônio, que tem 18 e⁻. Falsa.
E ) I, II e III, somente. Ambos apresentam a mesma quantidade de elétrons, 18 e⁻. Mas a quantidade de nêutrons do Argônio é diferente do ânion Cloro e do cátion Cálcio. Falsa.