Ajudem pfvr. Regras e Golpes do judô
Soluções para a tarefa
Resposta:
Shido: violação leve – não vale ponto para o adversário. Chui: violação normal – vale um Yuko para o adversário. Keikoku: violação séria – vale um Waza-ari para o adversário. Hanso-Kumake: violação grave – vale um Ippon para o adversário.
Explicação: espero ter ajudado
Resposta:
Explicação:Durante a luta, o árbitro pode fazer uma interrupção para aplicar penalidades ou advertências aos competidores, caso eles não respeitem as regras do judô. Um judoca é penalizado nas seguintes situações:
– Falta de combatividade: o competidor não demonstra esforço em tentar derrubar o adversário e fica apenas se esquivando;
– Desarrumar o judogui (kimono) propositadamente, para que o árbitro interrompa a luta;
– Colocar os dedos por dentro das mangas do adversário;
– Colocar mãos, pés ou pernas diretamente no rosto do oponente;
– Tentar uma imobilização envolvendo a cabeça ou pescoço do adversário.
A cada infração, o judoca acumula um shido, considerado apenas uma advertência. Entretanto, dois shidos garantem ao adversário um yuko. Três, um wazari. Quatro shidos dão ao adversário um ippon, encerrando a luta.
PS: Caso um judoca tenha pontuado um wazari e seu adversário sofra três shidos, ele acumulará dois wazari, que equivalem a um ippon, vencendo a luta.
Existem ainda infrações mais graves, chamadas de hansoku make. Tal tipo de penalidade dá a vitória direta ao adversário e exclui do torneio o competidor que a causou. Um judoca pode receber um hansoku make se:
– Ofender ou discutir com o árbitro da luta;
– Agredir o adversário, colocando em risco sua integridade física;
– Utilizar objetos por baixo do judogui.