História, perguntado por Junioroliveira2000, 9 meses atrás

ajudem pfv 10 pontos

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por heloisabia
0
Olá

Revolução de 1930

Até o ano de 1930 vigorava no Brasil a República Velha, conhecida hoje como o primeiro período republicano brasileiro. Como característica principal centralizava o poder entre os partidos políticos e a conhecida aliança política "café-com-leite" (entre São Paulo e Minas Gerais), a República Velha tinha como base a economia cafeeira e, portanto, mantinha fortes vínculos com grandes proprietários de terras.

De acordo com as políticas do "café-com-leite", existia um revezamento entre os presidentes apoiados pelo Partido Republicano Paulista (PRP), de São Paulo, e o Partido Republicano Mineiro (PRM), de Minas Gerais. Os presidentes de um partido eram influenciados pelo outro partido, assim, dizia-se: nada mais conservador, que um liberal no poder.


Estado Novo (1937 - 1945)

No dia 10 de novembro de 1937, era anunciado em cadeia de rádio pelo  presidente Getúlio Vargas o Estado Novo. Tinha início então, um período de ditadura na História do Brasil.

Sob o pretexto da existência de um plano comunista para a tomada do poder (Plano Cohen) Vargas fechou o Congresso Nacional e impôs ao país uma nova Constituição, que ficaria conhecida depois como "Polaca" por ter sido inspirada na Constituição da Polônia, de tendência fascista.

O Golpe de Getúlio Vargas foi organizado junto aos militares e teve o apoio de grande parcela da sociedade, uma vez que desde o final de 1935 o governo reforçava sua propaganda anti comunista, alarmando a classe média, na verdade preparando-a para apoiar a centralização política que desde então se desencadeava. A partir de novembro de 1937 Vargas impôs a censura aos meios de comunicação, reprimiu a atividade política, perseguiu e prendeu seus inimigos políticos, adotou medidas econômicas nacionalizantes e deu continuidade a sua política trabalhista com a criação da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), publicou o Código Penal e o Código de Processo Penal, todos em vigor atualmente. Getúlio Vargas foi responsável também pelas concepções da Carteira de Trabalho, da Justiça do Trabalho, do salário mínimo, e pelo descanso semanal remunerado.


Governo populista

Início do Populismo no Brasil

O fim da Grande Guerra e a derrota do totalitarismo alemão e italiano marcou o desgaste das ditaduras no mundo todo. No Brasil não foi diferente. O governo autoritário de Getúlio Vargas, no Estado Novo, já não era mais aceito pelas elites industriais e pela burguesia urbana nacional.

Apesar do Movimento Queremista (”Queremos Getúlio”), Vargas foi deposto em 1945. Ao aceitar o Golpe que o depôs, Getúlio passou a imagem de que era favorável a redemocratização do país. Essa estratégia ajudaria a reconduzi-lo, em 1951, à presidência.

Em lugar de Vargas, Eurico Gaspar Dutra se tornou presidente do país. O governo Dutra foi marcado pela Constituição democrática de 1946 e pela realização da Copa do Mundo de 1950.

Já em 1951, como vimos anteriormente, Getúlio Vargas retornou à presidência (“nos braços do povo” como gostava de afirmar). Entretanto, apesar do apoio popular, o último capítulo da Era Vargas foi marcado pela oposição vigorosa contra o presidente.

Após uma tentativa sem sucesso de assassinato ao jornalista Carlos Lacerda (atentado da Rua Tonelero), inimigo declarado de Vargas, a situação se tornou insustentável. Mesmo que não se tenha comprovado a participação de Getúlio, o caso levou ao isolamento do presidente.

Com isso, em 24 de agosto de 1954, Vargas se suicidou com um tiro no peito. Na carta testamento o presidente afirmou “Saio da vida para entrar na História”. Era o fim da Era Vargas.

Perguntas interessantes