Biologia, perguntado por claudiapnunes15, 7 meses atrás

ajudem pff
‍♀️‍♂️‍♀️‍♂️‍♀️‍♂️‍♀️​

Anexos:

Pedronavega: tem algum texto falando sobre essa lesma no seu trabalho? ela é extremamente complexa e fica dificil responder sem ter um texto...
Pedronavega: tipo, ela come planta e consegue fazer fotossintese com a planta que ela comeu. Ai essa primeira questão fica com duas respostas possíveis sem ter um texto pra orientar.
claudiapnunes15: Há muito que se sabe que a fotossíntese ocorre em plantas, algas e muitas bactérias, assegurando uma fonte de oxigénio e de biomassa para a vida heterotrófica. Alguns animais dos filos Mollusca (amêijoas-gigantes e nudibrânquios), Porifera (esponjas) e Cnidaria (corais, anémonas e hidras) desenvolveram mecanismos de cleptoplastia para a captura de produtos fotossintéticos através da formação de associações simbióticas com algas unicelulares intactas ou cianobactérias.
claudiapnunes15: As relações simbióticas mais simples consistiram na fagocitose de eucariontes fotossintéticos por protistas unicelulares. Já a aquisição de simbiontes fotossintéticos por animais multicelulares apresenta múltiplos desafios. A lesma-do-mar Elysia chlorotica constitui uma oportunidade única para estudar a evolução de uma nova função – fotossíntese – num hospedeiro multicelular (figura 1). Este molusco alimenta-se de uma alga – Vaucheria litorea – à qual “rouba” os cloroplastos.
claudiapnunes15: Estes plastídios são mantidos durante vários meses no interior das células do trato digestivo, que passam a realizar a fotossíntese, sendo, por isso, essenciais para o desenvolvimento do animal. A base da manutenção da atividade fotossintética durante vários meses pensava-se estar relacionada com uma transferência horizontal de genes (HGT) do núcleo da alga para o do animal, cuja expressão, já nas células do hospedeiro, originaria as proteínas essenciais à função dos cloroplastos.
claudiapnunes15: Recentemente, estudos baseados no DNA das células das algas e, nomeadamente, das células da linha germinativa do molusco contrariam esta hipótese, não demonstrando evidências fortes da integração de sequências genéticas inteiras das algas nas células do molusco.

Soluções para a tarefa

Respondido por Pedronavega
1

Resposta:

D

A

B

A

D

D

A

se tiver duvidas, deixa nos comentários

espero ter ajudado :))


claudiapnunes15: obrigado :-)
Pedronavega: De nada, Claudia. Bons estudos!
Perguntas interessantes