História, perguntado por gomesbianc, 3 meses atrás

AJUDEM PELO AMOR DE DEUS!!
Faça uma narrativa histórica apontando como era a organização social, as crenças e os costumes, forma de organizar o poder, econômia e religiosidade dos maias, astecas e incas

Soluções para a tarefa

Respondido por KasecasePlays
1
Resposta: Organização social Maia: A sociedade maia dividia-se em classes sociais. A nobreza, possuidora de terras e cargos decisivos, era detentora dos mais altos títulos militares e religiosos. A maior parte da população era composta por camponeses, que sustentavam a nobreza, o clero, os comerciantes e os artesãos.
Crenças: Os maias acreditavam em diversos deuses, portanto, sua religião era politeísta.
Costumes: Grandes guerreiros de guerra prisioneiros eram frequentemente oferecidos como sacrifício, mas os líderes maias e outros também podiam cortar-se, embora não fatalmente. Os maias acreditavam que o sangue oferecido permitiria alcançar altos estados de consciência e comunhão com os deuses.
Economia: A base econômica dos maias era a agricultura, principalmente do milho, praticada com a ajuda da irrigação, utilizando técnicas rudimentares e itinerantes, o que contribuiu para a destruição de florestas tropicas nas regiões onde habitavam.

Astecas
Organização social: A organização social asteca era clara: escravos e servos eram a classe mais baixa da sociedade, junto dos camponeses, que eram também guerreiros. Os artesãos e comerciantes ocupavam um local mais acima na pirâmide social. Apesar dessa organização bem delimitada, a sociedade Asteca permitia a mobilidade social.
Crenças: Religião. A religião da população asteca era politeísta acreditavam em muitos deuses. Adoravam deuses da natureza como: deus Sol, deus Lua, deus Trovão, deus Chuva e também uma serpente emplumada que simbolizava uma deusa. Eles acreditavam que quanto mais as crianças chorassem, mais chuva deus iria prover.
Costumes: Os Astecas tinham entre seus principais costumes o politeísmo, a prática da agricultura, comércio e artesanato e os sacrifícios ritualísticos. O politeísmo, a crença em diversos deuses, era um elemento em comum entre os Astecas e muitos dos outros povos americanos.
Economia: A base da economia era a agricultura, seguida pelo artesanato e pelo comércio, que era intenso. Para aumentar o terreno, construíram as "chinampas", ilhas artificiais onde eram cultivados milho, o alimento básico e feijão, abóbora, tomate e cacau.

Incas
Organização social: sociedade inca era hierárquica e rígida: formando uma pirâmide onde o Inca estava à frente, em um império onde havia grandes diferenças entre as classes sociais. Essas diferenças foram respeitadas por cada um dos habitantes do império e pelas pessoas que constituíam a base social.
Crenças: A religião inca era politeísta, o que significa que ela possuía muitos deuses. A divindade suprema era Viracocha, mas o deus mais importante dos incas era Inti, o deus Sol. Outros deuses que os incas acreditavam eram Ilyap'a, considerado deus da chuva, e Mama Kilya, deusa Lua.
Costumes: Para os incas, não havia distinção clara entre o mundo dos mortos e o mundo dos vivos. Por isso, como em outras culturas da Antiguidade, era costume enterrar os mortos com objetos que seriam úteis nesta viagem.
Economia: A economia inca era baseada no trabalho coletivo e adaptado à idade de cada um. O alicerce da economia era a agricultura, desenvolvida especialmente na zona montanhosa dos Andes. Criavam a lhama, que servia para o transporte, a alpaca e a vicunha, das quais obtinham a lã e a carne.


Espero ter ajudado!!
Bons estudos ;)
Perguntas interessantes