Matemática, perguntado por lu0804, 1 ano atrás

Ajudem-me, por favor!

Fernanda e Marcos são dois funcionários do IBGE. A Fernanda trabalha nesta instituição há 12 anos e o Marcos 3 anos a menos do que a Fernanda. Devido a uma mudança interna de escritórios, eles ficaram com a tarefa de inventariar todos os aparelhos eletrônicos do escritório.

Por ordens da coordenadoria de seus respectivos setores, eles dividiram o total de eletrônicos entre si, na razão inversamente proporcional aos seus respectivos tempos de trabalho, em anos, na instituição.

Após feitas as contas, sabe-se que Fernanda ficou de inventariar 16 eletrônicos a menos que Marcos. Neste caso, determine o total de eletrônicos neste escritório.

a-128
b-64
c-144
d-98
e-112




Soluções para a tarefa

Respondido por numero20
44

Alternativa E: 112 eletrônicos.

Esta questão está relacionada com a proporcionalidade entre variáveis. A proporção é um valor referente a razão de dois números. Por isso, a proporção está atrelada a fração, onde temos um numerador e um denominador.

Nesse caso, como temos grandezas inversamente proporcionais. Fernanda trabalhou 12 anos na empresa e Marcos trabalhou 9 anos na empresa. Dessa maneira, o número de eletrônicos inventariados por Marcos será 12/9 vezes maior que Fernanda, ou seja:

M=\frac{12}{9}F

Além disso, sabemos que Marcos é responsável por 16 eletrônicos a mais que Fernanda. Com essa expressão e substituindo a equação acima, temos o seguinte:

M=16+F \rightarrow \frac{12}{9}F=16+F \rightarrow \boxed{F=48} \\ \\ M=16+48 \rightarrow \boxed{M=64}

Portanto, o número total de eletrônicos inventariados será:

Total=64+48=112

Perguntas interessantes