História, perguntado por leandrokenake0, 9 meses atrás

ajudem ai quem sabe ​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por homemaranhalegal
0

1. Os primeiros banqueiros portugueses vieram principalmente do comércio por grosso, uma vez que esta foi à maior fonte de lucro e formação de capital na economia tradicional portuguesa.

2. Mas com a chegada de Cristóvão Colombo à América (1492), d. João 2º teve que se dedicar a negociar com a Espanha um novo acordo, que garantisse para Portugal a rota de navegação pelo litoral africano. Quando d. João 2º faleceu, em 1495, deixou para os portugueses o Tratado de Tordesilhas (assinado um ano antes), que permitia a livre expansão marítima em direção as Índias (e, futuramente, a colonização do Brasil) chegada-as-indias-vasco-da-gama-e-o-avanco-comercial.

4. Facilmente abastecidas e defendidas por mar, as feitorias funcionavam como bases de colonização autónomas, que proporcionavam segurança e permitiram a Portugal dominar o comércio no Atlântico e no Índico, estabelecendo um vasto império com poucos recursos humanos e territoriais.

5. Davam espelhos, apitos, colares e chocalhos para os indígenas em troca de seu trabalho. Interessados nas terras, os portugueses usaram a violência contra os índios. Para tomar as terras, chegavam a matar os nativos ou até mesmo transmitir doenças a eles para dizimar tribos e tomar as terras.

Respondido por arianefreitas79v
0

Explicação:

As feitorias portuguesas foram entrepostos comerciais, geralmente fortificados e instalados em zonas costeiras, que os portugueses construíram para centralizar e, assim, dominar o comércio dos produtos locais para o reino (e daí para a Europa).

espero ter ajudado!!!

bons estudos:)

Perguntas interessantes