Biologia, perguntado por ismaelandredasilvama, 7 meses atrás

ajudem aí fazendo favor​

Anexos:

ferschmatz: eu ia me dar ao trabalho da pesquisar mas ate resumido ia ficar enorme ia ser um saco pra escrever mas eu posso deixar o link aqui se vc quser
ismaelandredasilvama: blz
ismaelandredasilvama: manda ele pra mim fazendo favor
ferschmatz: i nao dan da e colocar o link todo mas o site e hipercultura
ferschmatz: www. hiper cultura .com/tribos- indigenas/
ferschmatz: consegui esse e o link so ta desagrupado
ferschmatz: vc vai achar as informaçoes ai
ferschmatz: posso dar esse link como resposta pra eu ganhar o ponto ?
ferschmatz: se vc deixar e claro kakaka

Soluções para a tarefa

Respondido por ferschmatz
2

Resposta:Eles são pertencentes à família linguística tupi-guarani e vivem nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. Os que residem no Brasil são divididos em três grupos: Kaiowá, Ñandeva e Mbya, cada um com seu dialeto próprio e regras de convívio particulares.

Caraterísticas importantes do povo Guarani

Ainda assim, eles apresentam similaridades, como o fato de viverem em tekohas - aldeias que agregam todos os aspectos da vida social, econômica e cultural guarani. Além disso, seria impossível falar sobre os guarani sem citar os pajés, sacerdotes que realizam a mediação entre o mundo dos homens e o sobrenatural.

Por tradição e cultura, os Guarani são coletores e caçadores. Eles se autodeterminam como uma extensão da terra onde pisam.

POPULAÇÃO (Censo 2010) – 46.045 habitantes

Os Ticuna vivem em aldeias às margens do Rio Solimões, na região Amazônica. Em termos populacionais, os Ticuna são hoje o povo indígena mais numeroso do país, contendo cerca de 6,8% da população indígena brasileira.

Organização social Ticuna

Adeptos da caça e da pesca, a sociedade Ticuna está dividida em duas metades, cada qual formada por clãs. Os casamentos só são permitidos entre as metades. Jamais entre pessoas que pertencem à mesma metade. Os clãs são patrilineares: ou seja, os filhos da nova família pertencem ao clã do homem

Kaingang, artesãos de qualidade

POPULAÇÃO (Censo 2010) – 37.470 habitantes

Eles estão distribuídos por quatro estados do Brasil: São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Organização social

Tradicionalmente, os Kaingang se organizam socialmente através de um princípio dualista. As duas metades são chamadas de kaiurukré e kamé. Um dos aspectos mais importantes desse sistema dualista é o casamento entre metades opostas. Segundo a tradição, as famílias que se formam vão morar junto ao pai da noiva. O genro se muda para a casa do sogro.

Terena, uma tribo urbana

POPULAÇÃO (Censo 2010) – 19.851 habitantes

A tribo registrou uma superpopulação nas reservas indígenas do Centro-Oeste do Brasil. Isso fez com que o excedente populacional abandonasse as aldeias em busca de trabalho na cidade. Com isso, a tribo terena se tornou o mais urbano dos povos indígenas. É comum encontrá-los no comércio de rua de Campo Grande (MS), trabalhando para fazendeiros da região e atuando na colheita de cana-de-açúcar.

As aldeias terenas são dotadas de autonomia política própria, ou seja, possuem um cacique e um conselho tribal que responde pelas relações políticas de cada setor. As casas dos grupos familiares que se formam são construídas no entorno do pai do noivo.

Espero ter ajudado so copiei e colei se quiser ir la no site ver o link ta aqui

     www.     hipercultura. com/ tribosindigenas/

Perguntas interessantes