Ajude
A auditoria hospitalar faz parte de um programa destinado a avaliar e melhorar a qualidade do atendimento ao paciente em um hospital, e uma das questões imediatas é a qualidade dos registros médicos. Além disso, o credenciamento de despesas em hospitais é quase o mesmo que em outras organizações; no entanto é necessário seguir sempre uma sequência para realizar um processo de auditoria. Quais são as etapas básicas para a auditoria e quais itens devem ser incluídos em um relatório de auditoria?
Soluções para a tarefa
Um processo de auditoria tem cinco etapas básicas:
Planejamento dos objetivos, do alcance que se pretende e dos recursos necessários;
Exame e avaliação da informação;
Apresentação dos resultados;
Divulgação dos resultados;
Sugestão de ações para a melhoria do serviço, ou seja, as recomendações.
Ademais, o produto da auditoria é entregue por meio da comunicação dos resultados obtidos durante a realização da auditoria e seu encaminhamento aos respectivo destinatários, que podem ser o auditado ou não. Esse encaminhamento é feito por meio de um relatório de auditoria, que deve incluir principalmente, os seguintes atributos:
Apresentação; Coerência; Oportunidade; Convicção; Integridade; Objetividade; Tempestividade; Clareza; Conclusão.
O relatório de auditoria é um instrumento formal, técnico, por meio do qual a equipe de auditoria comunica o objetivo da auditoria, a metodologia que foi utilizada, constatações, evidências encontradas, as conclusões e as propostas de encaminhamentos e melhorias.
Bons estudos e lembre-se de se esforçar para que tenha um bom desempenho!