Ajudar a criança a descobrir caminhos para decifrar os meios de comunicação social é uma das formas capazes de alterar, ainda que num mínimo grau, esse estado de coisas. Disseminar formas de compreensão da linguagem cinematográfica, introduzir nas escolas o hábito de leitura prazerosa, enfim, ajudar as crianças a compreenderem os produtos da indústria cultural, (incluindo o cinema) e a se posicionarem de forma crítica diante deles é uma das formas de se contrapor aos atos de poder com que a sociedade as conduz para satisfazer as demandas do sistema e não as suas próprias necessidades.
(MELO, J. B. Lanterna mágica: infância e cinema infantil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011, p. 172).
Pensando no papel das adaptações de clássicos aplicados ao trabalho escola com a literatura infantjuvenil, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) As adaptações da literatura infantojuvenil são consideradas paródias, uma vez que possuem características essenciais da história original.
( ) É importante que as adaptações se distanciem o máximo que puderem da história original, assim o filme ou a animação ficarão com aspectos mais inéditos.
( ) Não há necessidade de inserir tais obras no contexto escolar, uma vez que obras infantis são de fácil acesso.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
a)
V – V – F
b)
F – V – F
c)
F – F – V
d)
V – F – V
e)
V – F – F
2)
Leia o texto a seguir preenchendo corretamente as lacunas:
Mesmo quando há a preocupação de indicar leituras e trabalha-las em sala de aula, poucos são os professores que se detêm no aspecto relativo à ____________, ao prazer do texto. Valoriza-se o que o autor quis dizer e não o como foi dito e o que provocou no ____________. Parece que na escola não há lugar para a ___________ e o prazer, como se a união entre o conhecimento e prazer fosse impossível.
(VIEIRA, Alice. O prazer do texto: perspectivas para o ensino de literatura. São Paulo: EPU, 1989, p. 52)
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
Alternativas:
a)
significação / texto / linguagem
b)
fruição / leitor / emoção
c)
linguagem / autor / sistematização
d)
escola / texto / leitura
e)
didatização / leitor / ideologia.
3)
Leia o texto a seguir:
Ainda que na pré-escola e escola primária os livros ilustrados e histórias em quadrinhos possam estar presentes, eles costumam ser trabalhados em uma pedagogia tradicional, voltada às habilidades de decodificação e compreensão do texto escrito; pouca atenção é dada ao texto visual e complexas relações entre o texto e a imagem nesses formatos literários.
(FREDERICO, A. O futuro do leitor ou o leitor do futuro: o livro infantil interativo e os letramentos múltiplos. Cadernos de Letras da UFF Dossiê: A crise da leitura e a formação do leitor, n. 52, p. 101-120.)
Dessa forma, pensando no papel das ilustrações e das imagens presentes nos textos infantojuvenis, avalie as assertivas a seguir e a relação estabelecida entre elas:
I) Ilustrações e imagens são importantes na composição do texto e na construção de sentido dos livros infantojuvenis.
PORQUE
II) As imagens dos livros infantis são ilustrações obrigatórias, que servem para ocupar os espaços vazios que a história deixa na obra.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b)
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.
4)
Leia o texto a seguir:
O trabalho com a literatura infantojuvenil e os temas transversais pode ser muito rico e contribuir para a formação do cidadão. Trabalhar com a transversalidade e a literatura infantojuvenil é possível tendo por princípio a escolha de bons textos e também uma discussão que dê abertura para que o aluno exponha suas opiniões.
(VIEIRA, Adriana Silene. Literatura infantojuveni. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017.)
Pensando no trabalho de literatura integrado aos temas transversais, é correto afirmar que:
Alternativas:
a)
pode ser realizado, desde que os dois conteúdos sejam abordados separadamente, ou seja, que não haja diálogo entre os temas que são distintos.
b)
a literatura infantojuvenil não permite contribuição aos temas transversais porque trazem histórias fictícias que se distanciam da realidade das crianças.
c)
são duas práticas distintas, portanto não podem ser empregadas de forma conjunta para que não haja conflito de temática.
d)
os temas transversais podem contribuir com a literatura porque abordam temas que não estabelecem relações com a realidade, o que favorece a criatividade.
e)
é uma prática adequada, desde que a seleção de textos permita discussão entre os alunos sobre as temáticas.
5)
Leia o texto
Soluções para a tarefa
Respondido por
33
Conseguiu? Tbm preciso dessas!
Usuário anônimo:
preciso tbm
Respondido por
27
Resposta:
1) E
2) B
3) C
4) E
5) A
Explicação: CORRIGIDO PELO AV
Perguntas interessantes