Ajudam-me nessas duas questôes de Economia Política:
1) A Economia Política foi uma ciência que se constituiu entre os séculos XVIII e XIX e que teve por objeto de estudo todo o processo econômico ou, em outros termos, o processo de geração de riqueza. Esse processo implica a produção, a distribuição e o consumo de bens materiais que atendem às diversas demandas do ser humano. Esse estudo, para a Economia Política, não se dissociava do estudo das formas de organização social e política, de modo que essa ciência interessava diretamente os estadistas e governantes.
Tomando como base esse trecho, é correto afirmar sobre a economia política que:
Escolha uma:
a.
seu foco de estudo é atender as necessidades limitadas das pessoas e suas relações sociais se utilizando de leis econômicas que regem essas relação sem uma percepção sobre à produção e distribuição de bens e serviços.
b.
se utiliza dos dados da economia descritiva e da história econômica para analisar o caráter das leis econômicas, bem como, suas relações mútuas, sua especificidade e natureza.
c.
é uma ciência humana que estuda a satisfação das necessidades humanas através da utilização recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços por meio da relação existente entre indivíduo e a sociedade.
d.
analisa a interação entre Estado e mercado é uma área de estudo da economia política que analisa os conflitos de interesse da sociedade.
e.
se utiliza de leis de outras ciências para estudar as relações sociais de produção, circulação e distribuição de bens materiais.
2) A relação entre igualdade de oportunidades e mobilidade social num estado liberal, onde a liberdade é maximizada na óptica do indivíduo, é uma miragem. Esta associação é uma prática frequente, mas o problema é que a defesa da igualdade de oportunidades é um argumento normativo, isto é, como as coisas devem ser, enquanto a mobilidade social é um argumento positivo (uma observação empírica), como as coisas são. Stiglitz escreve sobre a mobilidade social e igualdade de oportunidades nos EUA ontem na sua coluna no NYT.
Aceitar uma distribuição desigual de capacidades e depois exigir que a correlação inter-geracional entre estas distribuições seja nula é algo de utópico que não está ao alcance nem sequer do estado mais colectivista (no sentido material, liberdades física e intelectual semelhantes). Quero com isto dizer, aceitar que as pessoas nasçam com diferentes competências, isto é, capacidade de gerar riqueza, e exigir que não haja relação entre as competências dos pais e as dos filhos, é verdadeiramente utópico. O povo sabe e o povo diz "quem sai aos seus não degenera". As duas formas mais comuns de lutar contra o problema da desigualdade de oportunidades são : à nascença o sistema educativo e na morte o imposto de sucessão. Um sistema educativo desenvolvido minimiza as diferenças entre aquele que nasce na família cheia de capacidades e aquele que não. Um imposto de sucessão alto reduz a vantagem que um pai pode passar a um filho pela relação de sangue no momento da sua morte (ou legislação comparável durante a vida, se bem que no limite o problema é impossível de resolver..).
Considerando essas informações, analise as afirmativas a seguir:
I - No processo de compreensão para explicar os fenômenos econômicos como eles realmente são, os argumentos positivos se preocupam com a aprovação do argumento através de sintaxe narrativa.
II - As declarações normativas indicam o papel que um economista está exercendo: um consultor político, não um cientista.
III - Devido a influências internas, da forma como cada pessoa entende o que é certo e errado, os argumentos normativos demonstram o que deveria ser e como o fato é.
A respeito dessas afirmações, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a.
Somente as afirmativas I e III estão corretas.
b.
Somente as afirmativas II e III estão corretas.
c.
Somente as afirmativas I e II estão corretas.
d.
Somente a afirmativa II está correta.
e.
Somente a afirmativa I está correta.
Soluções para a tarefa
tambem preciso da resposta
1) Sobre o objeto da Economia Política, a alternativa correta é B) se utiliza dos dados da economia descritiva e da história econômica para analisar o caráter das leis econômicas, bem como, suas relações mútuas, sua especificidade e natureza.
2) Sobre a relação entre igualdade de oportunidades e mobilidade social num Estado liberal, a alternativa correta é D) Somente a afirmativa II está correta: As declarações normativas indicam o papel que um economista está exercendo: um consultor político, não um cientista.
O que defende Joseph Stiglitz?
Joseph Stiglitz é um economista norte-americano, crítico da concepção de livre mercado neoliberal e expoente da chamada corrente novo desenvolvimentista da economia.
Para ele, a teoria neoliberal do livre mercado possui fundamentos ideológicos e não econômicos, e sua premissa liberal não se comprova ao analisar a história de desenvolvimento dos países, marcada pela desigualdade.
Para saber mais sobre neoliberalismo, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/46380766
#SPJ2
1- b. se utiliza dos dados da economia descritiva e da história econômica para analisar o caráter das leis econômicas, bem como, suas relações mútuas, sua especificidade e natureza.
2- d. Somente a afirmativa II está correta.