Geografia, perguntado por Usuário anônimo, 4 meses atrás

AJUDAAAAAAAAAAAAAAAAAAA PFVR


Retrato novo das mazelas antigas: dia 06 [novembro] saiu o estudo Aglomerados Subnormais – Informações Territoriais, do IBGE, mostrando que 11.425.644 brasileiros vivem em construções alheias às regras do planejamento urbano. Além de aterros, mocambos, loteamentos irregulares e outros rincões improvisados e informais, há 6.329 favelas, onde se empoleiram 3.224.529 casas, principalmente no eixo Rio-SP. Nesse país [...] as cidades retratam o abismo social do Brasil.” TENDO EM VISTA ESSE ASPECTO DO QUADRO URBANO DO BRASIL, É CORRETO AFIRMAR QUE:


A) Os processos migratórios do Nordeste para o Sudeste implicam a transferência das habitações subnormais daquela parte do país para o eixo RioSP, mostrando que o abismo social no Brasil é, na verdade, regional.

B) Esse quadro indica um abismo social no Brasil, mas também não esconde que esse abismo está diminuindo em vista de as favelas estarem retrocedendo nas grandes metrópoles do Nordeste brasileiro.

C) Habitações subnormais nas cidades brasileiras são uma grande novidade, pois eram inexistentes nas metrópoles do Sudeste antes da década de 1950, o que mostra que a modernização brasileira gerou esse efeito colateral.

D) Uma parte da população urbana brasileira (atores sociais com menor poder) constrói sua própria cidade, visto que o planejamento urbano oficial não a contempla, mesmo nos centros de economia mais dinâmica do país.

E) Trata-se de um quadro novo, que reverte a tendência de planejamento urbano predominante nas metrópoles brasileiras, antes dos imensos processos migratórios internos das décadas de 1950-2000.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por amandarigaardrr
1

Resposta:

acho que é a D

Explicação:

E tá errada (diz que é um novo quadro)

C tá errada (diz que é novidade)

A não sei (diz que o problema é regional)

B quase certeza errada (diz que as favelas do nordeste estão diminuindo, eu já fui lá, diminuindo coisa nenhuma!)


Usuário anônimo: Não
Perguntas interessantes