História, perguntado por Dudinhasinsera, 10 meses atrás

AJUDAAAAAAAAAAAAAAAA↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓


ENSINO RELIGIOSO




(1) O que é e como surgiu o cristianismo?

(2) Quem foi Jesus Cristo?

(3) Por que a Bíblia Sagrada é considerada um livro importante no cristianismo?

(4) Que divisões há dentro do cristianismo?

(5) Quais as principais características do catolicismo?

(6) Como são as divisões do protestantismo?

(7) De que forma se entende os cristãos de fronteira?

(8) O que é ecumenismo?

Quais são as mais recentes tentativas de aproximação entre católicos e
protestantes?


surtadinha12: ksks
surtadinha12: neh ksks
surtadinha12: xau vou na casa da estressada de depois flw

Soluções para a tarefa

Respondido por TOGURO137
1

Resposta:

1)Cristianismo surgiu na Palestina, região sob o domínio romano desde 64 a.C. Tem como origem a tradição judaica de crença na vinda de um Messias, o redentor, o salvador, o filho de Deus, cuja vinda seria uma redenção para todos aqueles que acreditassem nele.

2)Jesus Cristo, denominado também de Jesus de Nazaré, foi um profeta que nasceu em Belém da Judeia. A história dele é expressada nos quatro Evangelhos Canônicos da Bíblia, livro sagrado

· 3)Ë importante por conter a voz de Deus e a revelação de Cristo. · Contém as leis divinas. · Sua difusão histórica,contém 66 livros que resumem o trabalho de 40 escritores em diferentes épocas.

4)religião cristã tem três vertentes principais: o Catolicismo Romano (subordinado ao bispo romano), a Ortodoxia Oriental (se dividiu da Igreja Católica em 1054 após o Grande Cisma) e o Protestantismo (que surgiu durante a Reforma do século XVI). O protestantismo é dividido em grupos menores chamados de denominações

5)As doutrinas principais do catolicismo são: há um único Deus que subsiste em três pessoas, a Trindade Santíssima, existem céu e inferno, vida após a morte e o purgatório com diferentes estágios, determinando o destino dos fiéis com base em seus atos e obras em vida, com consequências no juízo final, designando-lhes a ...

6)Atualmente mais de 600 milhões de pessoas professam alguma das diferentes manifestações do protestantismo no mundo. O protestantismo assumiu três formas básicas: a luterana, a Reformada (calvinista e Zwinglianos) e a anglicana.

7)          São grupos religiosos independentes do catolicismo e do protestantismo, que atribuem suas doutrinas a uma revelação divina especial. As principais igrejas dessa corrente no Brasil são as Mórmons e Testemunhas de Jeová.

Mórmons - Os primeiros missionários mórmons vindos dos Estados Unidos chegam ao país em 1928 e se instalam oficialmente em 1935, com a fundação da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Em 1991, somavam quase 100 mil membros e seu crescimento ocorre principalmente na década de 80, se estabilizando depois disso. Segundo dados da própria igreja, ela tem 600 mil membros no país em 2000.

Testemunhas de Jeová - É introduzida no Rio de Janeiro em 1923 por um grupo de marinheiros norte-americanos. Sua sede nacional se localiza em Cesário Lange, em São Paulo. É um dos movimentos religiosos que mais crescem no país e em 1991 contava com mais de 750 mil adeptos.

8)apelo à unidade de todos os povos contido na mensagem do Evangelho.

2.

9)

"Sejam uma bênção" é o lema do Congresso Ecumênico

Entre os dias 28 de maio e 1º de junho Berlim está recebendo mais de 200 mil católicos e protestantes para celebrar o 1º Congresso Ecumênico da Alemanha.

Foi em 1517, na cidade de Wittenberg, que Martinho Lutero lançou as suas teses reformistas, que iriam abalar e dividir a Igreja cristã da Europa Ocidental. Hoje, quase 500 anos depois, católicos e protestantes alemães convivem pacificamente e demonstram tendências de estreitar os laços.

O papa João Paulo II enviou há dois anos uma carta aos cardeais alemães afirmando que o caminho do ecumenismo é irreversível. A Igreja Protestante (também chamada Luterana ou Evangélica) está convencida de que o futuro da Igreja cristã é ecumênico.

Na Alemanha, há varias comunidades religiosas católicas e protestantes que trabalham em cooperação, compartilhando inclusive os mesmos locais para o trabalho de base.

Mas o movimento de aproximação entre as Igrejas Católica e Luterana tem enfrentado também resistência, sobretudo do próprio Vaticano. O principal ponto de discórdia é o sacramento da comunhão.

Segundo a Igreja Católica, a comunhão só pode ser celebrada por um padre e o pão e o vinho distribuídos durante a Eucaristia são de fato o corpo e o sangue de Jesus Cristo. Para os protestantes, a presença de Cristo durante a comunhão tem um caráter mais simbólico.

Pouco antes da Páscoa de 2003, João Paulo II proibiu os católicos de participarem de uma comunhão numa igreja protestante. O papa quis assim deixar claro a importância de manter o dogma católico do "mistério" da Eucaristia.

A Igreja Luterana não reconhece a autoridade do papa como porta-voz dos cristãos e sucessor legítimo de São Pedro. Por outro lado, em 2002, a Congregação da Fé do Vaticano qualificou a Igreja Católica de única representante dos cristãos. A Igreja Protestante, na visão do Vaticano, seria apenas uma "comunidade religiosa", que não reconhece o mistério da comunhão.

Reconciliação na diversidade

No caminho do ecumenismo, os bispos católicos e protestantes alemães cultivam o que eles consideram a "reconciliação na diversidade". Ou seja, eles propagam a aceitação e o reconhecimento das diferenças entre as Igrejas. Uma das diferenças básicas é a noção do sacerdócio.

Os católicos só admitem sacerdotes do sexo masculino; na religião protestante esta função pode ser exercida tanto por homens como por mulheres, que podem também se casar e constituir família. Os protestantes não admitem santos nem a veneração da Virgem Maria

Respondido por manuellasanchesarcan
3

1- O Cristianismo surgiu na Palestina, região sob o domínio romano desde 64 a.C. Tem como origem a tradição judaica de crença na vinda de um Messias, o redentor, o salvador, o filho de Deus, cuja vinda seria uma redenção para todos aqueles que acreditassem nele.

2- Jesus Cristo, denominado também de Jesus de Nazaré, foi um profeta que nasceu em Belém da Judeia. A história dele é expressada nos quatro Evangelhos Canônicos da Bíblia, livro sagrado do cristianismo.

3- É importante por conter a voz de Deus e a revelação de Cristo. Contém as leis divinas. Sua difusão histórica, contém 66 livros que resumem o trabalho de 40 escritores em diferentes épocas.

4- A religião cristã tem três vertentes principais: o Catolicismo Romano (subordinado ao bispo romano), a Ortodoxia Oriental (se dividiu da Igreja Católica em 1054 após o Grande Cisma) e o Protestantismo (que surgiu durante a Reforma do século XVI). O protestantismo é dividido em grupos menores chamados de denominações.

5- As doutrinas principais do catolicismo são: há um único Deus que subsiste em três pessoas, a Trindade Santíssima, existem céu e inferno, vida após a morte e o purgatório com diferentes estágios, determinando o destino dos fiéis com base em seus atos e obras em vida, com consequências no juízo final, designando-lhes a salvação ou a perdição eternamente.

6- Atualmente mais de 600 milhões de pessoas professam alguma das diferentes manifestações do protestantismo no mundo. O protestantismo assumiu três formas básicas: a luterana, a Reformada e a anglicana.

8- Ecumenismo é o processo de busca unitário. Num sentido mais restrito, emprega-se o termo para os esforços em favor da unidade entre igrejas cristãs; num sentido lato, pode designar a busca da unidade entre as religiões.

9- Foi em 1517, na cidade de Wittenberg, que Martinho Lutero lançou as suas teses reformistas, que iriam abalar e dividir a Igreja cristã da Europa Ocidental. Hoje, quase 500 anos depois, católicos e protestantes alemães convivem pacificamente e demonstram tendências de estreitar os laços.

Perguntas interessantes