História, perguntado por 4541869828, 9 meses atrás

AJUDAAAAAAAAAA!!
Texto 2- Guerra civil e rompimento com a Espanha

A invasão das tropas francesas na Espanha, em 1808 destituíram o rei Fernando VII substituindo por José Bonaparte, irmão de Napoleão. Esse evento teve repercussões diretas nas colônias hispano-americanas.
A elite Colonial da América espanhola, que não reconhecia José Bonaparte como soberano, transformou os cabildos( câmaras municipais) em juntas governativas autônomas. Esses órgãos, até então controlados pelos chapetones( espanhóis nomeados pela coroa para administrar a colônia), foram assumidos, entre 1808 e 1810, por membros da Elite criolla, que começaram a impor seus interesses em prejuízo das antigas metropolitanas.
Após assumir o governo, a elite criolla deparou com uma série de questões: deveriam ou não romper com a Metrópole? Atenderiam as reivindicações populares mais radicais? Manteriam o sistema monárquico? Preservariam a escravidão e o latifúndio? Dariam prioridade a cultura de subsistência ou a de exportação? As divergências em relação a essas questões originaram o intenso confronto entre os grupos sociais coloniais.
A posição da Inglaterra oscilava em relação aos hispano-americanos, guiada por seus próprios interesses. Entre 1810 e 1814, em meios a revoltas, os colonos Defensores da Independência contaram com apoio da Inglaterra, rival Bonaparte. Com a derrota de Napoleão na Europa, a Espanha reorganizou-se política e militarmente e buscou reprimir os movimentos separatistas e recuperar o controle colonial.
A Inglaterra, aliada da Espanha no Congresso Viena, diminuiu o seu apoio às atividades pró-independência. Todavia a partir de 1817, interessada em ampliar o mercado para os seus produtos industrializados, restabeleceu e reforçou seu apoio aos criollos americanos. Pouco depois, os Estados Unidos também apoiaram os Rebeldes na luta contra a dominação espanhola.
Esse apoio estrangeiro permitiu às elites criollas consolidar a independência e, ao mesmo tempo, combater as agitações populares mais radicais, mantendo controle do processo .
ATIVIDADE 2-
a)Como era composta a sociedade Americana espanhola no contexto das independências americanas?
b)Faça um mapa mental sobre o texto 2

Soluções para a tarefa

Respondido por trsouza48
5

Resposta:

resposta da letra a:

A sociedade da América Espanhola estava dividida basicamente em: Chapetones: eram a elite colonial, controlavam a colônia e ocupavam os altos cargos administrativos. Criollos: vinham logo abaixo. Eram os filhos dos espanhóis nascidos na colônia e integravam a nobreza, sendo, ainda, grandes latifundiários.

Perguntas interessantes