História, perguntado por marianelunelliluiza, 4 meses atrás

Ajudaaaaaaaa!!!!

Escreva um TEXTO com o tema: Qual a importância do dia da consciência negra e do feriado de 20 de novembro.
(o texto ñ pode ser pego da internet) ​

Soluções para a tarefa

Respondido por thabathory
1

Resposta:

O dia 20 de novembro é definido como o dia da Consciência Negra desde 1971. A representatividade presente em tal data foi proposta pelo Grupo Palmares do Rio Grande do Sul, em parceria com outros movimentos sociais e críticos, que questionavam a legitimidade do dia 13 de maio para o povo negro. Antes da proposta, o dia 13 era considerado o dia da Consciência Negra, em referência à data da promulgação da Lei Áurea.  

A centralidade da ação no dia 13 de maio deslegitimava toda a mobilização do movimento negro, inviabilizando a luta, a resistência e a corresponsabilização do povo negro no seu próprio processo de libertação. Embora a Lei Áurea tenha determinado o fim da escravidão no Brasil, ela não foi efetiva no que se refere à inserção social dessas pessoas, deixando-as às margens da sociedade e sem condições básicas para uma vida digna.  

O Grupo Palmares, que anteriormente tinha como objetivo ser um espaço de estudo de artes, literatura e teatro, era composto por Antônio Carlos Cortes, Ilmo da Silva, Oliveira Silveira e Vilmar Nunes, e eles foram os principais nomes que pensaram em uma nova data para o Dia da Consciência Negra.

Durante o desenvolvimento do projeto, uma série chamada “Grandes Personagens da nossa história”, da revista Abril Cultural, da época, serviu de inspiração para essas pessoas discutirem uma nova data para a Consciência Negra. A série trazia a figura relevante de Zumbi dos Palmares, fortalecendo-o como um personagem marcante da história do negro no Brasil e destacando sua luta contra a escravidão e o poder colonial português. O livro “O quilombo dos Palmares”, de Édison Carneiro, também serviu como base para essa história. Zumbi dos Palmares foi assassinado em 20 de novembro de 1695, marcando a data de morte do último rei do Quilombo ao qual pertencia. Assim, tendo em vista a luta pela liberdade do povo negro, a data da morte de Zumbi foi sugerida como alternativa ao 13 de maio.

Mesmo que a articulação para a mudança na data ocorresse desde 1971, somente em 2011, por meio da Lei n°12.519, o dia 20 de novembro foi instituído oficialmente como o dia da Consciência Negra. A importância dessa data simboliza a resistência para o combate do racismo e para o fortalecimento da cultura afro-brasileira na sociedade.  

Tal história carrega consequências para a atualidade brasileira, uma vez que o país foi o último do mundo a abolir a escravidão e, ainda hoje, o racismo se faz presente. Atualmente, no Brasil, 52% da população se autodeclara negra (pretos e pardos). Além disso, o país abriga a cidade fora do continente africano com o maior número de pessoas negras: Salvador/BA.

Perguntas interessantes