ajudaaaaaaa
No Basquetebol 3x3, vence uma partida a equipe que marcar:
a) 15 pontos
b) 20 pontos
c) 22 pontos
d) 21 pontos
Soluções para a tarefa
Resposta:O Jogo de Basquetebol 3 x 3 será jogado de acordo com as Regras descritas abaixo.
As Regras Oficiais do Basquetebol da FIBA são válidas para todas as situações do jogo não mencionadas especificamente nas Regras do Basquete 3 x 3. O espírito do jogo leal e do senso esportivo são elementos fundamentais nas Regras do Basquete 3 x 3.
Art. 1 – Quadra e Bola
O jogo ocorrerá em uma quadra de 15m (largura) x 11m (comprimento) com apenas uma tabela. A quadra deverá conter as medidas oficiais da linha de lance livre (5.8m), a linha de dois pontos (6,75m) e o semicírculo “no charge” abaixo do aro. Pode ser usada uma meia quadra oficial. Deve ser usada uma bola tamanho 6.0 para todas as categorias e naipes.
Art. 2 – Equipes
Cada equipe será formada por 4 jogadores ( 3 em quadra e 1 substituto).
Art. 3 – Árbitros e Oficiais
O jogo consiste de um árbitro e dois oficiais para a pontuação e cronometrista.
Art. 4 – O Começo do Jogo
4.1. As equipes devem aquecer simultaneamente antes do jogo.
4.2. A primeira posse de bola é determinada através do cara e coroa. A equipe que vencer poderá escolher se terá a posse da bola ou se terá a posse de bola numa eventual prorrogação.
4.3. O Jogo deve começar com 3 jogadores de cada equipe em quadra.
Art. 5 – Pontuação
5.1. Todo arremesso convertido dentro da linha de dois pontos valerá um (1) ponto.
5.2. Todo arremesso convertido atrás da linha de dois pontos valerá dois (2) pontos.
5.3. Todo lance-livre convertido valerá um (1) ponto.
Art. 6 – Tempo de Jogo/Vencedor da Partida
6.1. O tempo regulamentar deve seguir as seguintes orientações: Um (1) período de dez (10) minutos. O cronômetro deve ser parado em toda situação de bola morta ou lance-livre e só deverá ser reinicializado após o time atacante ter a posse de bola.
6.2. Entretanto, a primeira equipe que alcançar vinte e um (21) pontos primeiro, dentro do tempo regulamentar, vence. Essa regra não se aplica às prorrogações.
6.3. Se ao final do tempo regulamentar houver empate, as equipes deverão disputar uma prorrogação. Haverá um intervalo de um (1) minuto antes da prorrogação começar. A primeira equipe que marcar dois (2) pontos vence a partida.
6.4. A equipe deverá perder por desistência se não se apresentar em quadra com 3 jogadores, prontos e aptos a jogar, na hora em que a partida está marcada para acontecer.
Art. 7 – Faltas e Lances-Livres
7.1. O limite de faltas coletivas será considerado seis. Depois da equipe atingir 9 faltas, qualquer infração será considerada técnica. Não acontece a exclusão de jogador baseado no número de faltas individuais. Olhar artigo 15 desqualificação.
7.2. Faltas cometidas no ato do arremesso dentro da área de um (1) ponto deverá conceder um (1) lance-livre à equipe adversária. Faltas cometidas no ato do arremesso dentro da área de dois (2) pontos deverá conceder dois (2) lances-livres à equipe adversária.
7.3. Faltas no ato do arremesso seguidas de arremessos convertidos devem ser bonificadas com um (1) lance-livre extra.
7.4. Se a equipe cometer entre 7 e 9 faltas, o time adversário terá direito a dois (2) lances-livre. Caso o número de faltas anti desportiva ou técnica chegue a 10 ou mais, o time adversário terá direito a dois (2) lances-livre e a posse de bola após os seus dois arremessos.
7.5. Após uma falta anti desportiva ou técnica, a posse de bola será mantida após os lances-livres cobrados.
Art. 8 – Como Jogar
8.1. Após cada pontução: Um jogador da equipe que sofreu a cesta recomeça o jogo driblando ou passando a bola de dentro da quadra imediatamente abaixo do aro para fora da linha de dois (2) pontos. A equipe de defesa está proibida de invadir a área do semicírculo “no charge” abaixo da cesta.
8.2. Após cada arremesso não convertido: Se o rebote for ofensivo o jogo deve continuar sem a necessidade de levar a bola para além da linha de dois (2) pontos. Se o rebote for da defesa ou a bola for roubada, os jogadores devem levar a bola para além da linha de dois (2) pontos por meio de drible ou passes.
8.3. A posse de bola dada para qualquer um dos times em situação de bola “morta” deve começar com uma troca de passes entre o defensor e o atacante.
8.4. O jogador é considerado fora da linha de dois (2) pontos quando seus pés estão completamente atrás da linha.
8.5. Em caso de situação de bola presa, a posse será dada à defesa.
Resposta:
D) 21 pontos
Explicação:
a primeira equipe que alcançar vinte e um (21) pontos primeiro, dentro do tempo regulamentar, vence.