ajudaaaaaa por favor marcarei como melhor resposta
Soluções para a tarefa
Resposta:
A - Os bantos constituem um grupo etnolingüístico, localizado principalmente na América subsariana e que engloba cerca de 400 subgrupos étnicos diferentes. Os iorubás são o principal grupo étnico nos estados de Ekiti, Kwara, Lagos, Ogun, Ongo, Osun, e Oyo
B - Enquanto as religiões cristãs e islâmicas se associaram aos poderes políticos e econômicos dos países para se perpetuarem, o culto aos Orixás foi perseguidos por eles. Tantos as instituições religiosas quanto as políticas tentaram destruir o culto aos orixás.
C-A tradição veio para o Brasil e resiste com esforço na ilha de Itaparica, na Bahia e, nos dias atuais, é possível encontrá-la em outras regiões do país.
D - Os iorubas cultuam os orixás. ... Os iorubas também marcaram sua influência na culinária brasileira, com o acarajé, por exemplo, na música, com os atabaques, e na língua, com palavras como "axé" e "olodum".
E- Os Iorubas foram trazidos para o Brasil como escravos, tendo entrado em grande número pelo porto: de Salvador. do Rio de Janeiro. de Paranaguá ... Iorubas.
F- Alguns povos de origem iorubá eram nômades, outros sedentários, e praticavam uma forma tradicional de religião, que está na origem da matriz afro-brasileira, além de falar uma língua própria (a língua iorubá)
G-
Os bantos tiveram participação expressiva na formação da cultura e do povo brasileiro. Várias palavras do português falado no Brasil têm origem no quimbundo, uma língua banta de Angola. ... Também são de origem banta o berimbau, a cuíca e a capoeira
H-A cultura iorubá prevê a educação da criança pela família toda. Na sociedade tradicional, a criança é colocada com um mestre de qualquer ofício especificado pelos deuses para ele ou ela. Ou ele pode ser levado para a profissão do pai, no caso de um menino, ou da mãe, no caso de uma menina.
I- é a mesma pergunta feita na letra H, ou seja, é a mesma resposta
J-Oduduwa é uma das divindades primordiais iorubás. Ela representa a divinização da terra e é considerada, ao lado de Obatalá (a representação divinizada do céu), como o casal primordial e propulsor da criação
K- Outro costume dos iorubá era a raspagem da cabeça para os homens, e os penteados bem elaborados para as mulheres. Há muito tempo, se o homem não raspasse a cabeça era sinal até de falta de higiene. Atualmente o costume ficou restrito só aos mais velhos. Só entre os haussá o costume ainda é mantido por jovens.