ajudaaaaa !
Coletânea de textos elaborada pela profª Miriam
O FEUDALISMO NA EUROPA
O feudalismo foi um sistema social, econômico e político que predominou na Europa Ocidental entre os séculos X e XII, ou seja, na chamada Idade Média.
A palavra feudalismo deriva do feudo, um termo de origem germânica e latina que significa “bem dado em troca”. O uso da palavra está ligado à prática germânica de doar terra e poder aos líderes guerreiros.
Fonte: Projeto Arariba - Editora Moderna
SISTEMA DE SUSERANIA E VASSALAGEM
Durante a Idade Média, o principal bem que alguém poderia possuir era a terra. Os senhores destas terras eram os aristocratas. Para assegurar a posse da terra e seu poder sobre ela, os aristocratas firmavam alianças pessoais que era reforçado por meio de um juramento de fidelidade entre eles.
Por meio dessa aliança, um aristocrata transferia a outro o poder sobre o principal bem (ou feudo), que era a terra. Aquele que doava o feudo passava a ser chamado de suserano e aquele que o recebia passava a chamar-se de vassalo.
Havia uma cerimônia denominada "homenagem", que muitas vezes poderia acontecer dentro de uma igreja, para selar os laços entre vassalo e suserano. Na cerimônia, o vassalo se ajoelhava e colocava suas mãos entre as mãos do suserano (senhor), prometendo-lhe lealdade e fidelidade.
Fonte: Projeto Arariba - Editora Moderna
A SOCIEDADE FEUDAL
A sociedade feudal era uma sociedade de ordens ou estamental, isto é, composta de estamentos, camadas sociais rígidas entre as quais a mobilidade era quase impossível. O indivíduo nascia e morria na mesma camada social, com raras chances de modificar sua condição social. Ser ou não dono de terras era o fator que definia o lugar do indivíduo na estrutura feudal.
Ao longo dos séculos medievais existiram, dependendo da região, desde trabalhadores mais subordinados à servidão e as tributações até aqueles com plena liberdade, inclusive em relação a tais obrigações.
De maneira geral, a sociedade feudal era caracterizada por uma estrutura social rígida, que não permitia quase nenhuma mobilidade social. Ou seja, a posição na hierarquia social era determinada pelo nascimento.
As três principais ordens (divisões) na sociedade medieval eram:
- Clero (aqueles que oravam): composto por membros da Igreja Católica;
- Nobreza (aqueles que guerreavam): ocupava um lugar privilegiado na sociedade medieval, e era formada pelos grandes proprietários de terra, chamados de cavaleiros e senhores feudais;
- Povo (aqueles que trabalhavam): na base da pirâmide social estavam os servos, que eram camponeses presos a terra, ou seja, eles não tinham o direito por lei de abandonar o feudo. Eram a principal força de trabalho e destinavam a maior parte de sua produção aos senhores. Também existiam os vilões, trabalhadores livres e pobres que viviam nas vilas, e escravos, em menor número, geralmente ligados às atividades domésticas.
Fonte: Projeto Arariba - Editora Moderna-2012
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
Olá, tudo bem, vamos lá :)
Segundo o texto o Feudalismo foi um sistema social, político e econômico que existiu durante a Idade Média.
Explicação:
ESPERO TER AJUDADO, BONS ESTUDOS!!!!
Perguntas interessantes
Um sistema de produção agrária comandado pelos servos.
Um sistema religioso promovido pela Igreja católica.
Um sistema social, político e econômico que existiu durante a Idade Média.
Um sistema político que dava igualdade de direitos aos cidadãos.