Ajudaaaa por gentileza
1. Que tipo de relações há entre os seres vivos de uma comunidade?
2. Sociedades diz respeito aos indivíduos da mesma espécie que, em determinado momento se agrupam para obter vantagens. Cite algumas espécies que vivem em sociedade e como elas interagem em relação a divisão de trabalho, alimento e habitat e nicho ecológico.
3. Falando sobre a cooperação nas sociedades de mamíferos, por exemplo, alguns macacos babuínos do Quênia, soltam gritos de alarme quando veem um predador aproximar-se do grupo. Realize uma breve pesquisa referente dos três tipos de grito que esses animais emitem, explicando a relação e o tipo de predador está se aproximando do grupo.
4.Em protozoários, algas e invertebrados inferiores, não existe sistema nervoso ou ele é pouco desenvolvido. As vantagens da vida em grupo podem ser conseguidas pela união anatômica dos organismos com a formação de colônias. Estas podem ser de dois tipos, realize uma breve pesquisa explicando o processo.
5. Na natureza, há casos em que dois seres de espécies diferentes estão intimamente associados, vivendo um n corpo do outro e realizando trocas de alimentos entre outros. Como é chamada esse tipo de associação?
Soluções para a tarefa
Vários tipos de relações podem ser estabelecidas entre os seres vivos de uma comunidade.
1) As relações que podem acontecer entre os seres vivos vivendo em nichos iguais ou diferentes são divididas em duas categorias, são elas: interespecíficas e intraespecíficas. As relações intraespecíficas são aquelas que ocorrem entre indivíduos da mesma espécie, já as interespecíficas ocorrem entre indivíduos de espécies distintas.
2) Existem algumas espécies de animais que, em relações interespecíficas por exemplo, se organizam de forma a beneficiar a sua colônia ou sociedade. Um exemplo claro disso são as mais variadas espécies de formigas, elas dividem o seu trabalho de forma exclusiva, por exemplo, a formiga rainha é responsável pela reprodução, os machos fazem a fertilização das rainhas, as operárias realizam coleta de alimento, proteção do formigueiro (habitat) do nicho ecológico que muitas vezes pode ser nocivo, e entre outras.
3) A cooperação é um tipo de relação muito comum no reino animal, e ocorre nas mais variadas espécies. Os babuínos por exemplo, não vivem sozinhos nas florestas, mas sim em grupos. Tais grupos emitem sons distintos dependendo do predador que está em sua frente, por exemplo, quando um predador que demonstra perigo para o grupo todo, um tipo de som é disferido pelo primata, quando um predador que representa perigo, mas não para o grupo todo, outro som é disferido, alguns sons também ajudam o grupo a localizar o predador próximo. Ou seja, a comunicação organizada beneficia não apenas um indivíduo, mas o grupo como um todo.
4) As relações ecológicas num geral podem ser de dois tipos específicos, harmônicas e desarmônicas. As harmônicas fornecem benefício para ao menos um indivíduo da relação, sem prejudicar o outro. Já as desarmônicas causam prejuízos para uma das partes. A colônia é uma relação harmônica na qual os indivíduos se juntam anatomicamente e formam colônias, a desvantagem é que, a perda de um indivíduo dessa colônia pode levar a morte.
5) Essa associação é chamada de mutualismo. Um exemplo comum para essa relação é entre as bactérias digestivas (flora intestinal) e os seres humanos, sem essa flora, não seriamos capazes de digerir grande parte dos alimentos, e assim, não absorveríamos nutrientes necessários para a sobrevivência.
Espero ter ajudado :)!