História, perguntado por monteiromaira610, 7 meses atrás

Ajudaa por favor
Na madrugada de 31 de março para 1º de abril de 1964, líderes civis e militares conservadores derrubaram o presidente João Goulart. Diversos fatores levaram ao golpe, alguns circunstanciais e outros que se arrastavam havia décadas, como mostra a página ao lado. Mas, resumidamente, dá para dizer que o movimento surgiu para afastar do poder um grupo político, liderado por João Goulart, que, na visão dos conspiradores, levava o Brasil para o "caminho do comunismo”. Para entender melhor o golpe, é preciso lembrar o clima de radicalismo político que o país vivia. Até as Forças Armadas estavam rachadas, dividas em duas chapas que se enfrentavam nas eleições do Clube Militar desde os anos 50. "De um lado, estavam oficiais nacionalistas; do outro, um grupo que pregava maior aliança com os Estados Unidos, na verdade um recurso para enfrentar a ameaça comunista”, diz o historiador João Roberto Martins Filho, da Universidade Federal de São Carlos (SP)

Sobre a Ditadura militar, assinale a alternativa correta.

Escolha uma opção:

a.
Durante o regime militar no Brasil foi permitido o multipartidarismo.


b.
A ditadura militar instalada no Brasil em 1964 tinha como proposta impedir o avanço do comunismo e combater a corrupção política.


c.
As governos militares respeitavam a democracia, as liberdades individuais e as organizações sindicais.

Soluções para a tarefa

Respondido por filipecand24
0

Resposta:

Explicação:Antes mesmo de Jango deixar o país, o presidente do Senado, Auro de Moura Andrade, já havia declarado vaga a presidência da República. O presidente da Câmara dos Deputados, Ranieri Mazzilli, assumiu interinamente a presidência, conforme previsto na Constituição de 1946, e como já ocorrera em 1961, após a renúncia de Jânio Quadros. O poder real, no entanto, encontrava-se em mãos militares. No dia 2 de abril, foi organizado o autodenominado "Comando Supremo da Revolução", composto por três membros: o brigadeiro Francisco de Assis Correia de Melo (Aeronáutica), o vice-almirante Augusto Rademaker (Marinha) e o general Artur da Costa e Silva, representante do Exército e homem-forte do triunvirato. Essa junta permaneceria no poder por duas semanas.

Respondido por henriquepanizzi1
0

Resposta:

A ditadura militar instalada no Brasil em 1964 tinha como proposta impedir o avanço do comunismo e combater a corrupção política.

Explicação:

ta certo

Perguntas interessantes