Ajudaa nessa redação !!
As desigualdades sociais e seus reflexos na educação brasileira: uma realidade acentuada pela pandemia
Soluções para a tarefa
Título:As desigualdades sociais e seus reflexos na educação brasileira: uma realidade acentuada pela pandemia
A desigualdade social na educação e em diversos assuntos e algo que sempre existiu mas agora com a pandemia do Covid-19 tudo ficou mais intenso.Muitos estudantes não tem as mesmas condições que outros, não tem acesso a internet ,eletrônicos ou até mesmo livros para estudar as únicas fontes que tinham eram na escola ( Universidade) .
Todos foram afetados tanto os estudantes quantos os professores,uns tem mais dificuldade em ler escrever já outros em se concentrar, alguns ate perdendo o ano letivo por falta de recursos e não por falta de interesse.
O governo deveria sim patrocinar internet e aparelhos eletrônicos para os que não tem condição mínima ou disponibilizar outros meios para que todos pudessem estudar e garantir um futuro
espero ter ajudado você! Boa sorte
Resposta:
A educação é um direito garantido pela Constituição Federal de 1988. Logo, em seu art. 6º, o documento jurídico mais importante do nosso país diz que a educação juntamente com a moradia, o trabalho, o lazer, a saúde, entre outros, é um direto social. No entanto, tendo em vista a extensa desigualdade em tempos de pandemia, surge a seguinte pergunta: o direito à uma educação de qualidade, está sendo garantido no nosso país? Nesse sentido, é necessário que subterfúgios sejam encontrados a fim de resolver essa inercial problemática.
Ademais, é fulcral pontuar a falha governamental no que diz respeito ao emprego de capital em práticas educacionais de ensino a distância. segundo a pesquisa do Instituto DataSenado, dos lares cujos estudantes estão tendo aula remota na rede pública, 26% não possuem internet. Já na rede privada, o percentual cai pra 4%. Diante dos fatos expostos, é prejudicial a sociedade aceitar tal negligência.
Faz-se mister salientar a falta de acessibilidade com a internet, como impulsionador do problema. De acordo com Thomas Hobbes, a função do estado é garantir o bem estar social. Sobre o contexto citado, as dificuldades enfrentadas pelos estudante em tempos de pandemia para que consigam ter acesso a internet, e principalmente às aulas remotas tem um grau bem elevado. E assim o direito à educação não é garantido, trazendo grandes problemas como a evasão escolar.
Diante desse prisma, medidas são necessárias para resolver a problemática. Logo cabe ao Governo Federal juntamente com o Ministério da Educação de casa estado, promover projetos de acessibilidade com a internet para todos os estudantes que possuem dificuldades de acesso, com a finalidade de uma promoção de bem estar e educação. A partir dessas ações, espera-se promover uma melhora das condições educacionais dos estudantes.