Ajudaa
A) Como celso castro ve a proclamacao da república?
B) no texto,celso castro minimiza o papel de oficiais como o major benjamin constant na proclamação República. justifique
C) Compare a visão do autor da fonte 1 e a autora da fonte 2 sobre a Proclamação da república.
É isso ajuda ai!!
Soluções para a tarefa
Resposta:
A - Celso Castro vê a Proclamação da República como um golpe militar. ... Diferença: o texto de Celso de Castro apresenta os militares como únicos responsáveis por esse "golpe"; já o texto de Emília Viotti também aponta os fazendeiros e a classe média como participantes desse ato.
B - Celso Castro minimiza o papel de oficiais porque ele considera que foi a juventude militar que seduziu Benjamin Constant e não o contrário
C - Semelhança: os dois textos veem a Proclamação da República como um golpe de estado.
Diferença: o texto de Celso de Castro apresenta os militares como únicos responsáveis por esse "golpe"; já o texto de Emília Viotti também aponta os fazendeiros e a classe média como participantes desse ato.
Explicação:
bom Manuh, dessa vez eu conseguir te ajudar.... espero q eu tenha te ajudado
bjs e flw... tmj ✌♥️
Texto 1: retirado de "Proclamação da República" de Celso Castro.
Texto 2: retirado de "Da Monarquia à República: momentos decisivos", de Emília Viotti da Costa.
a. Celso Castro observa que a Proclamação da Republica foi um golpe militar de uma minoria republicana e positivista, sendo apenas de uma fração do Exército.
b. Celso Castro minimiza o papel do major Benjamin Constant, alegando que ele não foi um mentor do golpe republicano, mas um conquistado pelas ideias da "mocidade militar".
c. No texto de Emília da Costa, a autora alega que a república contou com participação da sociedade civil, classe média e fazendeiros, enquanto Celso Castro demonstra que uma parcela positivista dos militares que arquitetaram e colocaram o golpe republicano em prática.
Proclamação da República
Foi um golpe de estado realizado por uma parte do Exército Brasileiro positivista, por meio do marechal Deodoro da Fonseca.
O imperador D. Pedro II, ao sofrer o golpe de Estado, se negou a iniciar uma guerra civil no país, pois apesar de possuir o apoio da maioria do Exército, não desejava um conflito entre os brasileiros.
Quando a população soube do fim da monarquia, a família imperial já não estava em solo brasileiro. Apesar disto, algumas rebeliões ocorreram contra o novo governo e foram reprimidas pelo Estado.
Para mais informações sobre a Proclamação da República, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/26762872