História, perguntado por LarrissinhaCarpinera, 5 meses atrás

Ajuda urgente pfvr ;(

6. Leia o texto sobre alguns dos problemas referentes as condicoes de vida nas grandes cidades:
Antes de 1850, nenhum pais tinha uma populacao predominantemente urbana. Foi entao que a Inglaterra, pioneiramente, passou a ter uma composicao demografica na qual deixava de prevalecer a populacao rural.
[...] Com a predominancia da populacao urbana [...], alguns dos problemas do tipo de vida existente nas grandes cidades passaram a exercer uma influencia mais acentuada sobre o conjunto da populacao. [...] Georg Simmel, na passagem do seculo XIX para o seculo XX, observou que os moradores das grandes cidades esbarram fisicamente uns nos outros e no entanto e raro que eles cheguem a se conhecer humanamente. [...] No comeco do seculo XX, Louis Wirth notou que o morador da grande cidade se relaciona com grande numero de pessoas, porem nao pode aprofundar essas relacoes, o que lhe acarreta frustracoes [...]
No espaco da cidade passam a ser rudemente contrapostos [...] os polos da riqueza e da pobreza. [...]
De um lado, ficam os excluidos: despreparados para a rude competicao do mercado, angustiados pela premencia das necessidades basicas insatisfeitas [...]. Do outro, os privilegiados, [...] empenhados em proteger suas vidas e seu patrimonio de perigos crescentes, encastelados atras de grades e muralhas. [...]

a) Quais aspectos apresentados no texto fazem parte do seu cotidiano? Reflita.

b) Na sua interpretacao, as grandes cidades estao divididas por abismos sociais que separam os “incluídos” dos “excluídos"? Explique

Soluções para a tarefa

Respondido por heloisagoncalves745
2

a. Os aspectos relativos às problemáticas da urbanização fazem parte do cotidiano de muitos moradores das grandes cidades, visto que são relatadas situações de grande vivência social superficial.

Ou seja, as pessoas podem se ver continuamente ao andar pelas ruas e transportes públicos efetuando as mesmas rotas, mas não estabelecem relacionamentos.

b. Sim, a segregação socioespacial compreende os abismos que delimitam a vida de pobres e ricos, incluídos ou excluídos, pois, as favelas ou bairros precários e inseguros são habitados pelos pobres, enquanto os ricos permanecem em seus condomínios vigiados, desfrutando de liberdade e infraestrutura.

Os problemas advindos da urbanização

O texto em estudo revela a visão de Georg Simmel e Louis Wirth acerca dos relacionamentos sociais vistos nas grandes cidades que perpassam os limites impostos pela configuração urbana, abrangendo também o desconhecimento demonstrado pelas pessoas quanto à convivência coletiva.

Mais sobre os problemas relativos à urbanização: brainly.com.br/tarefa/1436818

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes