História, perguntado por renatakellen82, 4 meses atrás

AJUDA URGENTE
Leia o texto com atenção.

Brasileiros, uni-vos!

A Guerra do Paraguai foi o fator mais importante na construção da identidade brasileira no século passado. Superou até mesmo as proclamações da Independência e da República.

[...] A ideia e o sentimento de Brasil, até a metade do século, eram limitados a pequena parcela da população. [...] a guerra pôs em risco a vida de milhares de combatentes, produziu um inimigo concreto e mobilizou sentimentos poderosos. Indiretamente, afetou a vida de boa parte dos brasileiros, homens e mulheres, e todas as classes, e em todas as partes do país.

[...] Pela primeira vez, brasileiros de todos os quadrantes do país se encontravam, se conheciam, lutavam juntos pela mesma causa. E muitos não o faziam por coerção.

[...] No interior da Bahia, um negro livre, Cândido da Fonseca Galvão, dizendo-se inspirado “pelo sacrossanto amor do patriotismo”, reuniu 30 voluntários e se apresentou para “defender a honra da pátria tão vilmente difamada”. Feito alferes [...] do Exército, cuja farda usava com orgulho, Galvão viveu o pós-guerra no Rio de Janeiro, dizendo-se Príncipe Obá 2º d’África, segundo nos conta Eduardo Silva.

Em Teresina, a cearense Jovita Alves Feitosa, de 18 anos, cortou o cabelo, vestiu roupa de homem e se apresentou como voluntário da pátria para bater-se contra os [...] paraguaios que tantas ofensas tinham feito a suas irmãs do Mato Grosso.

Descoberta sua identidade, foi mesmo assim aceita como voluntária no posto de sargento. Nas capitais provinciais em que aportou o navio que a trouxe ao Rio de Janeiro, foi cercada de homenagens oficiais e populares. A retórica patriótica a transformou em heroína, Joana d’Arc nacional. Um negro pobre e uma mulher pobre, de descendência indígena [...] queriam lutar por uma abstração que era a pátria. Algo de novo nascia no mundo dos valores cívicos.

CARVALHO, José Murilo de; SOARES, Pedro Paulo. Brasileiros, uni-vos! Folha de São Paulo. Disponível em . Acesso em 22 maio 2015.



Coerção: obrigação.

Alferes: posto equivalente ao de 2º tenente.



De acordo com o texto:

Escolha uma opção:
A. o Brasil é exaltado como o grande vencedor da guerra contra o Paraguai.
B.
A Guerra do Paraguai afetou somente a vida dos habitantes da província do Mato Grosso, que foi invadida pelas tropas paraguaias.

C.
Cândido da Fonseca Galvão e Jovita Alves Feitosa foram lutar na guerra obrigados por seus senhores.

D.
Jovita Alves Feitosa e Cândido da Fonseca Galvão foram para a guerra movidos por um sentimento de patriotismo.

E.
A Guerra do Paraguai, mesmo pondo em risco a vida de milhares de combatentes, não contribuiu para a construção da identidade nacional do brasileiro.

Soluções para a tarefa

Respondido por danixxx18
0

Resposta:

letra D

Explicação:

ambos estavam movidos por um sentimento de patriotismo

fonte : CONFIA

Perguntas interessantes