AJUDA POR FAVOR TA VALENDO MUITO PONTO
9.Os tupinambás, porém, não eram os únicos a praticar o que Yves D’Évreux chamava de “o mais torpe, sujo e desonesto dos pecados”. Outras etnias, como guaicurus, xambioás, nambiquaras, bororos e tikunas, só para citar algumas, também não viam problema com a homossexualidade. “Tal conjunto de práticas era comum em sociedades indígenas brasileiras, sem que houvesse estigma sobre essas pessoas por parte de seu grupo”, afirma o sociólogo Estevão Rafael Fernandes, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). “Há várias fontes, inclusive, apontando para um papel espiritual desempenhado por esses indivíduos em suas aldeias. O que os missionários e colonizadores percebiam como depravação era, muitas vezes, percebido como potencial xamânico pelos indígenas”.
Autor do artigo “Homossexualidade Indígena no Brasil”, Fernandes observa que, nos EUA e Canadá, tribos indígenas com uma sexualidade fora do modelo predominante também foram perseguidas por ingleses, franceses e espanhóis. E mais: lá, os indígenas homossexuais são chamados de two-spirit pelos seus iguais. Mais do que uma maldição, nascer com “dois espíritos” seria uma benção. É como se estivessem em transição entre dois mundos: o masculino e o feminino, o terreno e o espiritual, o indígena e o não-indígena. “Isso garantia a eles um papel de destaque em suas tribos”, completa.
André Bernardo In. Índios gays: Amor e ódio na colônia: Padres chegaram a matar um tupi homossexual amarrando-o na boca de um canhão – Revista Aventuras na História.
O texto trata:
(1 Ponto)
a) da semelhanças percebidas na religião do colonizador e do nativo da América.
b) da facilidade de conversão dos nativos para o cristianismo.
c) das diferenças entre a visão do colonizador e a visão das várias nações nativas da América como relação a sexualidade.
d) das punições severas que eram exclusivas da cultura europeia.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
abcdefghujklmnopqrst
Respondido por
1
Resposta:
poxa mano tbm to querendooooo e nimguem responde
desculpa nao te ajudar
Perguntas interessantes