Geografia, perguntado por nicollysodre2002, 1 ano atrás

ajuda por favor nessa questão de geografia!!!

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por TAHellena
0

4 a - De fato sim, pode ser uma alteração pequena ou grande. O  ser  humano  interfere, criando estradas, construções prédios e casas,  extração de minérios,  modificando o solo  de acordo com suas necessidades ...

b - Bacia Amazônica

Bacia Tocantins-Araguaia

Bacia do Paraguai

Bacia Atlântico Nordeste Ocidental

Bacia Atlântico Nordeste Oriental

Bacia do Paraná

Bacia do Parnaíba

Bacia do São Francisco

Bacia do Atlântico Leste

Bacia do Atlântico Sudeste

Bacia do Atlântico Sul

Bacia do Uruguai

c - De fato sim. apresenta-se em: Planaltos – superfícies com elevação e aplainadas, marcadas por escarpas onde o processo de desgaste é superior ao de acúmulo de sedimentos. Planícies – superfícies relativamente planas, onde o processo de deposição de sedimentos é superior ao de desgaste.

Respondido por iasminpinheiro94
0

a) Com os dados conhecidos na atualidade, sabe-se há uma interação entre os distintos elementos do meio. Por isso, as transformações no relevo têm reflexo no clima, que, por sua vez, muda a vegetação. Mais uma vez, vale ressaltar que o homem é o principal responsável por modelar o relevo: embora os eventos naturais mudem e formem o solo, estas transformações levam milhões de anos, enquanto as ações do homem aceleram muito esse processo.




b)perenes, intermitentes (temporários) ou efêmeros.


Perenes: são rios que contêm água todo o tempo, durante o ano inteiro. Eles são alimentados por escoamento superficial e subsuperficial. Este último proporciona a alimentação contínua, fazendo com que o nível do lençol subterrâneo nunca fique abaixo do nível do canal. A maioria dos rios do mundo é perene.


intermitentes (temporários): rios por onde escorre água por ocasião da estação chuvosa, porém, no período de estiagem, esses rios desaparecem. Os rios intermitentes, também chamados de temporários, são alimentados por escoamento superficial e subsuperficial. Eles desaparecem temporariamente no período de seca porque o lençol freático se torna mais baixo do que o nível do canal, cessando sua alimentação.


Efêmeros: os rios efêmeros se formam somente por ocasião das chuvas ou logo após sua ocorrência. São alimentados exclusivamente pela água de escoamento superficial, pois estão acima do nível do lençol freático (água subterrânea).


c)O relevo brasileiro apresenta-se em:



Planaltos –  superfícies com elevação e aplainadas, marcadas por escarpas onde o processo de desgaste é superior ao de acúmulo de sedimentos.



Planícies –  superfícies relativamente planas, onde o processo de deposição de sedimentos é superior ao de desgaste.



Depressão Absoluta - região que fica abaixo do nível do mar.



Depressão Relativa – fica acima do nível do mar. A periférica paulista, por exemplo, é uma depressão relativa.



Montanhas –  elevações naturais do relevo, podendo ter várias origens, como falhas ou dobras.



Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/18992693#readmore


Perguntas interessantes