Filosofia, perguntado por joaog23, 1 ano atrás

ajuda por favor !!!
* - Explique o que é educação baseada em evidências e como ela poderia, conforme os avanços científicos, ir resolvendo o velho conflito entre a pedagogia tradicional x pedagogia progressista (ou nova).
* - O que as pesquisas científicas apontam sobre a eficácia ou não do ensino estruturado?
Discorra se há aspectos convergentes ou divergentes entre a pedagogia libertária de Alexander Neill e o ensino estruturado.
* - Explique, com base em Steven Pinker, quais os fatores que levaram o mundo ocidental a um dilúvio de violência, nas décadas de 1960, 1970 e 1980, e do qual nunca se recuperou completamente. Como podemos entender a violência que também passou a fazer parte do cotidiano das escolas do mundo ocidental, dentre elas as brasileiras, desde então? 

Soluções para a tarefa

Respondido por camilafortes13
0

A educação baseada em evidências tem a intenção de mostrar que: nem tudo o que se publica em educação tem valor científico; e nem tudo o que tem valor científico tem o mesmo valor.

E tem-se a pergunta: em que medida o uso de conhecimentos científicos sobre o que funciona em educação pode contribuir para melhorar a qualidade das políticas e práticas em educação?

Aqui vão alguns tópicos para ilustrar como a evidência pode iluminar decisões e práticas pedagógicas.

1-      Educação tem custo para as famílias mesmo quando ela é gratuita. A evidência mostra que incentivos adequados podem aumentar a frequência e a permanência das crianças nas escolas. Mas nem todos os incentivos funcionam. É preciso ter clareza quanto ao alvo e boa pontaria.

2-      Mais recursos para educação, em geral, não melhoram a qualidade do ensino: eles ficam pelo meio do caminho e raramente chegam ao destino final.

3-      Para melhorar a educação, é necessário alterar as práticas existentes na sala de aula, como a relação professor-aluno. É por isso que, por exemplo, reduzir a quantidade de alunos por professor pode ter impacto importante em turmas de educação infantil, onde a interação pessoal é crucial, mas tem muito pouco impacto na escola formal.

4-       Incentivos para professores só funcionam em condições muito especiais. É ilusão pensar que professores são preguiçosos e que basta lhes incentivar para que melhorem seu desempenho: eles fazem o que sabem e o que podem. Se o objetivo é melhorar o desempenho, é necessário utilizar estratégias pedagógicas adequadas ao sistema escolar. Em um sistema de baixa qualidade, por exemplo, métodos de ensino estruturado podem ter impacto muito mais relevante do que políticas de incentivo salarial ou aumento indiscriminado de recursos.

Pinker analisa as formações sociais, o modo como os seres humanos se organizam e como o fenômeno da violência – que é comum, está dentro de todos nós e não é demonizado pelo autor em momento algum – acontece. Mas principalmente, Pinker se concentra nos motivos desse fenômeno existir. Nada é totalmente bom nem totalmente ruim, e o autor nunca se esquece de que a violência pode ser necessária e até salutar em determinadas situações.

Apesar disso, ele explica sobre a história da violência e de acordo com ele, a violência está diminuindo. Pinker explica que os atos violentos vêm, cada vez mais, se tornando fenômenos isolados.

Perguntas interessantes