Ajuda por favor é urgente não é para chutar justificar su resposta
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
- Foi um movimento revolucionário de caráter republicano e separatista que eclodiu no dia 2 de julho de 1824 em Pernambuco, se alastrando para outras províncias do Nordeste do Brasil.
- Foi uma reação à Constituição outorgada por dom Pedro I no mesmo ano. (Essa Constituição mantinha o Brasil preso a um governo centralizador, sob o comando dos portugueses).
- Ficou conhecido por esse nome, devido à proximidade da região do conflito com a linha do equador. Sua bandeira trazia um ramo de algodão e um talo de cana-de-açúcar e carregava o lema “Religião, Independência, União e Liberdade”.
- No início do século XIX, a província de Pernambuco estava dividida entre os que apoiavam o domínio dos portugueses no Brasil e os que desejavam vê-los fora do poder. Os donos dos engenhos de açúcar apoiavam os portugueses, pois sentiam que as ideias liberais (dentre elas o abolicionismo) ameaçavam suas propriedades. Já a aristocracia ligada ao algodão desejava ver-se livre da influência portuguesa, pois queria autonomia para realizar comércio, a partir da abertura dos portos.
- Foi nesse cenário dividido que os ideais republicanos se difundiram e diversas revoltas surgiram na região.
- Dom Pedro I nomeou Francisco Pais Barreto para assumir o governo da província, mas Manuel Carvalho Pais de Andrade já havia sido eleito localmente pelos representantes do comércio, da agricultura e do clero. Esse foi o ponto inicial do conflito entre a província de Pernambuco e o governo imperial
- Os pernambucanos recusaram-se a aceitar Pais Barreto como governador e, em resposta, dom Pedro I mandou forças navais, que bloquearam o porto de Recife.
- A repressão do governo central foi severa. Pouco tempo depois, o movimento foi derrotado. A província de Pernambuco acabou perdendo parte de seu território. A repressão foi a mais violenta na história do império brasileiro: 31 revoltosos foram condenados à morte — sendo que 9 não foram executados porque conseguiram fugir —, centenas foram presos e muitos morreram em combate.
- . Vários líderes da rebelião, como frei Caneca, foram enforcados ou fuzilados, enquanto outros, como Cipriano Barata, acabaram presos.
- Assim terminava um movimento importante da história do Brasil.
Perguntas interessantes
História,
6 meses atrás
História,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás