Saúde, perguntado por estrela7898, 6 meses atrás

Ajuda por favor!
Apenas respostas válidas caso contrário terá consequências.
Recompensa: Melhor resposta​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por nathaliap18
2

Resposta:

  • Glândulas: As glândulas são estruturas formadas por tecido epitelial do tipo glandular que são especializadas na síntese e liberação de substâncias
  • Glândulas exócrinas: são glândulas que, os órgãos cujos produtos são secretados por meio de um sistema de canais que se abrem em cavidades internas ou na superfície externa corporal.
  • Glândulas endócrinas: são as estruturas que sintetizam substâncias e lançam-nas na corrente sanguínea. Essas substâncias são denominadas de hormônios e são responsáveis por controlar uma série de atividades do corpo humano, tais como o metabolismo, secreção de leite, crescimento e quantidade de cálcio no sangue.
  • Glândulas mistas: Glândula Mista ou Glândula Anfícrina é um tipo de tecido epitelial glandular e que atua simultaneamente como glândula endócrina e glândula exócrina. Como a Glândula endócrina secreta substância na corrente sanguínea e como glândula exócrina produz secreção.
  • Hormônio ocitocina: também chamada de oxitocina, é um hormônio produzido pelo hipotálamo e liberado a partir da neuro-hipófise na corrente sanguínea. São encontrados receptores de ocitocina em células de todo o corpo. Esse hormônio exerce importantes funções no organismo e nas sensações de prazer e afeto.
  • ADH:  é o hormônio responsável pela reabsorção de água quando ela passa pelos rins. Quando acontece a interrupção da produção de ADH por longos períodos, o organismo falha em reabsorver a água e acaba eliminando-a pela urina.
  • Hipófise: A hipófise é uma glândula do tamanho de uma ervilha que está alojada no interior de uma estrutura óssea (sela turca) localizada na base do cérebro. Ela controla a função da maioria das outras glândulas endócrinas e, por isso, às vezes, é chamada glândula mestra.
  • Retroalimentação: Retroalimentação ou realimentação também denominada por feedback, cujo significado técnico é "retorno da informação ou do processo". É o efeito retroativo ou informação que o emissor obtém da reação do receptor à sua mensagem, e que serve para avaliar os resultados da transmissão, ou até mesmo dar uma resposta.
  • Glândula pineal: A glândula pineal, ou epífise, é a produtora do hormônio melatonina, relacionado aos ciclos circadianos e diversas outras funções, como a reprodução. A glândula pineal, ou epífise, é uma glândula endócrina, ou seja, ela produz hormônios que são liberados e transportados na corrente sanguínea a diversos órgãos-alvo.
  • Tireoide: A tireoide ou tiroide é uma glândula em forma de borboleta (com dois lobos), que fica localizada na parte anterior pescoço, logo abaixo da região conhecida como Pomo de Adão (ou popularmente, gogó). É uma das maiores glândulas do corpo humano e tem um peso aproximado de 15 a 25 gramas (no adulto).
  • Calcitonina: A calcitonina é um hormônio produzido pela tireoide, cuja função é controlar a quantidade de cálcio que circula na corrente sanguínea, o que é feito ao impedir a reabsorção de cálcio dos ossos, diminuir a absorção de cálcio pelos intestinos e aumentar a excreção pelos rins.
  • Paratireoide: são glândulas endócrinas presentes, normalmente, nos polos superior e inferior da parte dorsal da glândula tireoide.
  • Suprarrenais: As glândulas supra-renais (ou adrenais) são dois pequenos órgãos na forma de uma pirâmide, situadas na parte superior de cada rim, de tal forma que o revestem como um manto. Histologicamente é possível distinguir duas partes completamente distintas: o córtex adrenal e a medula adrenal.
  • Aldosterona: A aldosterona é um hormônio que estimula a retenção de sódio e a excreção de potássio pelos rins. Desempenha importante papel na manutenção das concentrações de sódio e potássio normais no sangue e no controle do volume sanguíneo e da pressão arterial.
  • Pâncreas: O pâncreas é uma glândula que pertence aos sistemas digestivo e endócrino, com cerca de 15 a 25 cm de comprimento, em forma de folha, situada na parte posterior do abdômen, atrás do estômago, entre a porção superior do intestino e o baço. O pâncreas é responsável pela produção de alguns hormônios como insulina, glucagon e somatostatina que controlam os níveis de glicose no sangue, e enzimas importantes como amilase, lipase e tripsina, que participam do processo digestivo.
  • Gônadas: As gônadas são órgãos que produzem células sexuais sendo os ovários os representantes do sexo feminino e os testículos, do sexo masculino. Além da sua função reprodutiva, as gônadas são também glândulas do sistema endócrino, responsáveis pela produção de hormônios sexuais.
  • Hormônios T3 e T4: T3 e T4 são hormônios produzidos pela glândula tireoide, sob estímulo do hormônio TSH que também é produzido pela tireoide, e que participam de diversos processos no organismo, principalmente relacionados com o metabolismo e fornecimento de energia para o bom funcionamento do corpo.

Perguntas interessantes