História, perguntado por kailany1234567, 1 ano atrás

AJUDA POR FAVOR!! 35 PONTOS
Pesquisar e elaborar a biografia de um dos quatro pensadores iluministas estudados no capítulo. (Locke, Voltaire, Monstequieu, Rousseau) Complete o trabalho inserindo trechos de reportagens ou artigos que mostrem a aplicação dessas idéias nos dia atuais.
O TEXTO NÃO PRECISA SER GRANDE, OBRIGADA <3

Soluções para a tarefa

Respondido por vitormarianomva
46

Conhecido pela sua perspicácia e espirituosidade na defesa das liberdades civis, inclusive liberdade religiosa e livre comércio, é uma dentre muitas figuras do Iluminismo cujas obras e ideias influenciaram pensadores importantes tanto da Revolução Francesa quanto da Americana. Escritor prolífico, Voltaire produziu cerca de 70 obras em quase todas as formas literárias, assinando peças de teatro, poemas, romances, ensaios, obras científicas e históricas, mais de 20 mil cartas e mais de 2 mil livros e panfletos.

Foi um defensor aberto da reforma social apesar das rígidas leis de censura e severas punições para quem as quebrasse. Um polemista satírico, ele frequentemente usou suas obras para criticar a Igreja Católica e as instituições francesas do seu tempo. Voltaire é o patriarca de Ferney. Ficou conhecido por dirigir duras críticas aos reis absolutistas e aos privilégios do clero e da nobreza. Por dizer o que pensava, foi preso duas vezes e, para escapar a uma nova prisão, refugiou-se na Inglaterra. Durante os três anos em que permaneceu naquele país, conheceu e passou a admirar as ideias políticas de John Locke.

Voltaire foi um pensador que se opôs à intolerância religiosa e à intolerância de opinião existentes na Europa no período em que viveu. Suas ideias reformistas acabaram por fazer com que fosse exilado de seu país de origem, a França. O conjunto de ideias de Voltaire constitui uma tendência de pensamento conhecida como Liberalismo. Exprime na maioria dos seus textos a preocupação da defesa da liberdade, sobretudo do pensar, criticando a censura e a escolástica, como observamos na seguinte frase, escrita por Evelyn Beatrice Hall como tentativa de descrever o espírito de Voltaire: " Posso não concordar com nenhuma palavra do que você disse, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo ".

Voltaire nasceu em uma família abastada, burguesa e aristocrata, em Paris, em 21 de novembro de 1694. Sua mãe morreu depois do parto. Estudou com os jesuítas no Colégio Collège Louis-le-Grand onde revelou-se um aluno brilhante. Frequentou a Societé du Temple, de libertinos e livres pensadores. Por causa de versos irreverentes contra os governantes, foi preso na Bastilha (1717-1718), onde iniciou a tragédia Édipo (1718) e o Poema da Liga (1723).

Logo tornou-se rico e célebre, mas uma discussão com o príncipe de Rohan-Chabot valeu-lhe nova prisão e foi obrigado a exilar-se na Inglaterra (1726-1728). Ali, orientou definitivamente sua obra e seu pensamento para uma filosofia reformadora. Celebrou a liberdade em uma tragédia (Brutus, 1730), criticou a guerra (História de Carlos XII, 1731), os dogmas cristãos (Epístola a Urânio, 1733), as falsas glórias literárias (O templo do gosto, 1733) e escreveu um dos livros que mais o projetaram, as Cartas Filósoficas ou “Cartas sobre os ingleses”, que criticava o regime político francês, fazendo espirituosas comparações entre a liberdade inglesa e o atraso da França absolutista, clerical e obsoleta.

Casou-se esse livro pelas suas autoridades, refugiou-se no Castelo de Cirey, onde procurou rejuvenescer a tragédia (Zaire, 1732; A morte de César, 1735; Mérope, 1743). Logrou obter um lugar na Academia Francesa (1746) graças a algumas poesias (Poema de Fontenoy, 1745), e, no mesmo ano, foi para a corte na condição de historiógrafo real. Convidado por Frederico II, o Grande, da Prússia, foi viver na corte de Potsdam, onde publicou inicialmente o conto Zadig (1747) e posteriormente O século de Luís XIV (1751) e Micrômegas (1752). Em 1753, depois de um conflito com o rei, retirou-se para uma casa perto de Genebra. Ali, chocou ao mesmo tempo os católicos 


vitormarianomva: tem como me ajudar e adicionar como melhor resposta?
vitormarianomva: e sobre Voltaire
kailany1234567: coloquei :)
Respondido por joaovinicios12062008
1

Resposta:

Conhecida por sua percepção e sua espiritualidade na defesa das liberdades civis, incluindo liberdade religiosa e livre comércio, é uma das muitas figuras de iluminação cujas obras e idéias influenciaram importantes pensadores da Revolução Francesa e Americana.  

Ele expressa na maioria das textas a preocupação da defesa da liberdade, em particular para pensar, criticar a censura e a escola, já que observamos na próxima frase, escrito por Evelyn Beatrice Hall como uma tentativa de descrever o espírito de Voltaire: "Não posso Concordo com qualquer palavra do que você disse, mas vou defendê-lo até a morte do seu direito de dizer isso.  

Liberdade em uma tragédia (Brutus, 1730), criticou a guerra (História de Charles XII, 1731), Dogmas cristãos (Epístola de Urânio, 1733), as falsas glórias literárias (o templo do sabor, 1733) e escreveu um dos mais projetados Livros, letras filosóficas ou "letras em inglês", que criticaram o regime político francês, fazendo comparações de espírito entre a liberdade inglesa e o atraso da França absolutista, clerical e obsoleta.

Explicação:

Perguntas interessantes