ajuda pls
• Açúcar - fonte de energia ou vilão da saúde? • Uso da cana-de -açúcar como fonte de energia: vantagens e desvantagens
• A combustão na queima de combustíveis
• O etanol como combustível - uma alternativa brasileira
• Biotecnologia aplicada ao combustível
• O etanol como componente da gasolina brasileira
Soluções para a tarefa
Seguir os seguintes pontos deve ajudar no momento da pesquisa sobre açucar, cana-de-açucar, combustão e etanol.
a) Buscar entender quais tipos de açucares existem e quais são as melhores opções para manter a saúde. Além disto, é importante entender até sobre o uso moderado do açúcar, uma vez que açucares em excesso pode provocar efeitos adversos ao organismo.
b) Na pesquisa feita deve se procurar entender qual objetivo do uso da cana de açúcar e as suas vantagens e desvantagens na geração de energia.
c) Entender o que é combustão, combustível e comburente. Por fim, aprender como ocorre quimicamente a combustão.
d) A pesquisa deve conter o que é o etanol, as diferenças entre eles e a história dele no Brasil.
e) Aprender sobre o objetivo da biotecnologia na produção de combustíveis.
f) Buscar descobrir o por que da gasolina brasileira conter etanol.
Açúcar, cana de açúcar, combustão, etanol e biotecnologia
a) Os açucares de um modo geral são fontes energéticas. Na natureza existem vários tipos de açucares, onde um dos mais conhecidos é a frutose presente nos frutos.
Para aqueles que buscam uma fonte energética, o açúcar pode ser uma alternativa, entretanto deve ser utilizado de maneira moderada para que o efeito dele não seja adverso causando cansaço e fadiga.
Uma boa alternativa para quem quer uma fonte energética são os carboidratos ou frutose que também trabalham na produção de energia.
Outro tipo de açúcar que deve ser evitado são os comumente encontrados no supermercado (imagem 1), pois possuem um baixo valor nutricional e causa mais malefícios do que o açúcar natural.
b) A cana de açúcar é amplamente utilizada na produção de energia, isso é feito através da queima do bagaço da cana. As vantagens e as desvantagens são diversas. veja algumas a seguir:
Vantagens
- O reaproveitamento do bagaço da cana: A cana é comumente utilizada no etanol e o seu bagaço é reutilizado na produção energética.
- Suprir a demanda energética na seca: Na seca, o Brasil sofre com a baixa atividade das hidrelétricas, o uso da cana é um auxiliador para suprir essa queda de produção energética do país.
- Grande disponibilidade de estoque: Como a cana é amplamente utilizada, sempre tem a disponibilidade do bagaço para ser utilizado na produção de energia.
Desvantagens
Desmatamento: para plantação de cana
Chuva ácida: Biomassa produzida contribui para chuva ácida
Dificuldade de armazenamento: Biomassa liquida é difícil de ser armazenada e transportada
c) Combustão é o processo de oxidação de um combustível através da ação de um comburente
- Combustível: Substância oxidável que alimenta a combustão.
- Comburente: Substância que promove e intensifica a combustão.
Para combustão acontecer, é necessário combustível e comburente. A reação química da combustão de etanol (C₂H₆O) é exemplificada por:
C₂H₆O + O₂ → CO₂ + H₂O
d) Etanol é um composto orgânico da família dos álcoois, ele recebe a fórmula molecular de C₂H₆O. Ele é produzido a partir da fermentação do amido e de outros açucares.
Existem três tipos de etanóis que são utilizados como combustível, são eles (imagem 2):
- Etanol comum
- Etanol aditivado
- Etanol misturado à gasolina.
O Brasil possui uma forte produção do etanol, sendo o segundo maior produtor mundial, atrás dos EUA. Diferente dos norte americanos que produzem o etanol através do milho, no Brasil ele é produzido pela cana-de-açúcar. O boom desse combustível no Brasil ocorreu após o Programa Nacional do Álcool que visava diminuir a dependência brasileira em relação ao petróleo.
e) A biotecnologia visa encontrar meios alternativos para produção de combustíveis líquidos renováveis. Para isso, esse ramo da ciência trabalha com alta tecnologia para promover combustíveis a partir de diversas matérias primas, como bagaço da palha da cana.
f) Segundo diretrizes a gasolina brasileira deve conter cerca de 25% de etanol anidro. Essa adição apresenta algumas vantagens, como:
- Aumento do índice de octanagem da gasolina
- Diminui a emissão de monóxido de carbono na atmosfera.
Para aprender mais sobre combustíveis e etanol, considere acessar: https://brainly.com.br/tarefa/30170028
#SPJ1