AJUDA PLEASEEEEEEE
Caracterize a sociedade, a administração e a economia da região mineradora no período colonial brasileiro.
Soluções para a tarefa
A sociedade colonial tinha como referência o chefe da família e não havia a possibilidade de mudança social. A sociedade se desenvolvia com base no engenho de açúcar e o aspecto urbano foi estabelecido primeiramente em Minas Gerais, enquanto no nordeste a base da economia era agrária. Com a entrada da mineração na economia da colônia, surgiu a possibilidade de uma alteração social para alguns extratos da população.
A partir de 1530, trinta anos após a descoberta do Brasil por Pedro Álvares Cabral, começou o processo de colonização das terras brasileiras por Portugal. O país, chamado então de Reino ou Estado do Brasil, hoje tem essa época reconhecida como Brasil colônia ou apenas colônia. A Administração Colonial Brasileira feita pelos portugueses compreende os períodos entre esse início do século XVI até o começo do século XIX.
Esperada desde o início das atividades exploratórias sob terras brasileiras, a descoberta de metais preciosos pela administração colonial portuguesa só aconteceu no fim do século XVII. O anúncio dessa nova atividade de exploração inaugurou uma nova fase da história do Brasil colonial.
Desde então, a chegada dos portugueses atraídos pelo ouro e pela prata motivou um processo de povoamento das regiões interioranas no país. Essa ocupação do interior se fez presente desde o período da União Ibérica (1580-1640), quando o domínio espanhol e a falta de escravos impulsionaram os bandeirantes a desbravarem os sertões. Foi por meio dessas empreitadas, que as primeiras regiões auríferas foram descobertas na região de Minas Gerais e, posteriormente, Mato Grosso e Goiás.