História, perguntado por anaclaramazzotti, 7 meses atrás

AJUDA PFV


Na república romana, as grandes conquistas militares eram celebradas com desfiles triunfais. Nesses eventos, o general da bem-sucedida campanha recebia as honras e os tributos e tinha sua história exaltada com grande pompa e festejo. No texto abaixo, o historiador Plutarco narra o triunfo do general romano Lúcio Emílio Paulo.

[...] outorgaram a Emílio o triunfo [...]. As cerimônias foram divididas de modo a durar três dias.

O primeiro apenas deu para mostrar ao povo [...] as imagens, quadros, pinturas e enormes estátuas [...], com tudo o que foi tomado ao inimigo [...]. No segundo dia foram transportadas [...] as mais belas e mais ricas armas dos macedônios [...] um contingente de três mil homens, conduzindo a prata recolhida, em setecentos e cinquenta vasos [...] copos de prata, taças, vasos [...].

No terceiro dia, [...] começaram a marchar os trombeteiros, que tocavam, não como se estivessem numa parada festiva, mas no próprio campo da luta. Surgiram [...] os filhos do rei, seguidos de seus camareiros, professores e oficiais, todos chorando e estendendo as mãos ao povo [...]. [...] Perseu seguia logo após os filhos [...] demonstrando, apesar do domínio de sua vontade, que se achava desesperado, transtornado [...], pelo peso da desgraça que o atormentava. [...]

Logo em seguida vinha Paulo Emílio, imponente em seu carro triunfal, que se achava magnificamente adornado [...]. Estava trajado com uma vistosa roupagem de púrpura riscada de ouro e conduzia na mão direita um ramo de louro, o que fazia igualmente o seu exército [...]. [...] cantos exaltavam e louvavam os fatos vitoriosos da vida de Emílio [...], assim honrado, abençoado e louvado publicamente por seu povo [...].

PLUTARCO. Lúcio Emílio Paulo Macedônico. Disponível em: .
Acesso em: 23 ago. 2019.

a. Relacione o evento acima com o processo de expansão territorial romano.

b. A descrição de Plutarco traz referências que permitem perceber na cerimônia do triunfo de Paulo Emílio elementos que glorificam o general. Destaque alguns desses elementos.

c. Por que, mesmo sendo em homenagem ao general Paulo Emílio, a cerimônia também enaltece Roma?

d. Relacione o evento descrito por Plutarco com as imagens da abertura deste Módulo.

e. Você considera oportuno, para os dias de hoje, a ocorrência de cerimônias como aquela narrada por Plutarco ou mesmo a edificação de arcos como o de Tito e o do Triunfo (de Napoleão)?

Soluções para a tarefa

Respondido por crebeca994
48

Resposta:a. O general Paulo Emílio estava sendo saudado por ter vencido Perseu, rei da Macedônia. A conquista dessa região afirmava o domínio romano sobre o Mediterrâneo Oriental, que, desde muito tempo, demandava grande interesse dos romanos. Era lá que se encontravam importantes sociedades da Antiguidade, como a grega.

b. No evento, que tem duração de três dias, são apresentadas as armas apreendidas e grande quantidade de metais (prata) e outras riquezas. O rei, seus familiares e seus funcionários são apresentados à população em condição de submissão. A presença do general no evento se dá com muita pompa: roupas luxuosas, coroa de louro e cantos que exaltam seus feitos.

c. Naquele período histórico, de acordo com os valores republicanos, o exército lutava em nome de Roma, e não em nome de seu general e seus soldados.

d. A construção de monumentos como o Arco de Tito também tem a função de comemorar e enaltecer generais e vitórias militares, refletindo a importância dessas condutas na sociedade romana. Se, por um lado, o desfile tem impacto mais marcante entre aqueles que presenciam o evento, os monumentos ajudam a lembrar o fato para além do tempo presente. Ao determinar a construção de um arco para comemorar seus feitos militares, Napoleão pode ter procurado estabelecer uma relação entre seu feito e o dos generais romanos.

e. Resposta pessoal.

Explicação:

Perguntas interessantes