Física, perguntado por yasmimveras7t70, 1 ano atrás

AJUDA
O volume correspondente a 1,0L é por definição o volume de um cubo com aresta 1,0 dm. Assim, 1,0 L equivale a 1,0 dm^3. Qual é a capacidade, em litro, de uma piscina com medidas 3,0 m de largura, 8,0 m de comprimento e 1,5 m de profundidade?​

Soluções para a tarefa

Respondido por DouglasOJ
12

A capacidade da piscina é de 36 000 litros.

Explicação:

A piscina tem forma de um paralelepípedo.  O Volume se Calcula assim, V = a.b.c , ou seja,é o produto das dimensões, Comprimento largura e altura.

Então:

Para medirmos a capacidade, podemos utilizar o metro cúbico e o litro. Recorde que:

O metro cúbico, no Sistema Internacional de Unidade (SI), é a unidade fundamental para o cálculo do volume/capacidade. Refere-se à quantidade de espaço ocupada por um corpo e possui múltiplos e submúltiplos, que estão descritos na tabela a seguir (anexo 1):

O litro no Sistema Internacional de Unidades (SI) não é a unidade oficial para medir volume/capacidade, mas, mesmo assim, é bastante usado em referência ao volume interno. Os múltiplos e submúltiplos do litro estão representados a seguir (anexo 2):

Com o metro cúbico, conseguimos mensurar as estruturas sólidas; com o litro, medimos o que é líquido. Como litro e metro cúbico medem capacidade, podemos relacionar o litro (L) a um dos submúltiplos do metro cúbico (m³), que é o decímetro cúbico (dm³). Dessa relação, temos a seguinte condição:

1 L = 1 dm³

Portanto, em 1 dm³, cabe um litro de água e vice-versa.

Calculando o volume dessa piscina:

V = 3,0.8,0.1,5

V = 36 m³

Convertendo para Litros L:

1 m³ = 1000 L

36 m³ = X

X = 36 000 L.

Anexos:
Perguntas interessantes