História, perguntado por ComandanteHamilton, 5 meses atrás

AJUDA HISTÓRIAAAAA

Estabeleça uma relação entre o processo de industrialização e urbanização ocorrido no Brasil entre 1940-1950 e o sucesso de programas veiculados por meios de comunicação de massa.

PRECISO URGENTE PARA AMANHÃ.

Soluções para a tarefa

Respondido por gabi120S
4

Resposta:

O processo de industrialização e urbanização, que se acelerou entre décadas de 1940 e 1950 em virtude das políticas de desenvolvimento  adotadas pelos presidentes, trouxe para os centros urbanos inúmeros migrantes advindos das zonas rurais em busca de emprego. Para  essas pessoas, que formaram a grande maioria dos contingentes populares, o rádio constituía não apenas um meio de comunicação,  mas de informação, lazer, entretenimento, uma janela para o mundo.

Explicação:

Espero ter ajudado :)

Respondido por isabelarneri
5

Resposta:

No processo de constituição e transformação do espaço geográfico ao longo da história, um dos fatores que exerceram uma maior influência foi a industrialização, que se manifestou em diferentes ritmos e períodos entre os diversos países. Nesse sentido, podemos dizer que um desses efeitos foram as transformações relacionadas com o processo de urbanização das sociedades.

A relação entre industrialização e urbanização encontra-se no fato de que é o processo industrial que dinamiza as sociedades e atua no sentido de modernizá-las, embora esse não seja o único fator responsável por isso. Assim, ampliam-se os chamados fatores atrativos das cidades, ou seja, o conjunto de características do meio urbano que atrai os migrantes advindos do campo.

Além disso, entre os efeitos da industrialização na urbanização, temos a transformação do meio rural e, por extensão, dos fatores repulsivos do campo, ou seja, os elementos do meio rural responsáveis por enviar de maneira relativamente forçada a população rural para as cidades. Nesse caso, podemos citar a mecanização das atividades agrícolas, que geram a substituição de uma grande quantidade de trabalhadores por maquinários e do tipo de agrossistema adotado. Essa mecanização é intensificada pelas inovações técnicas produzidas pela industrialização. Portanto, a industrialização intensifica a urbanização das sociedades no sentido de propiciar a formação do êxodo rural, que é a migração em massa da população do campo para as cidades, além de atrair essa migração justamente para as áreas mais industrializadas, onde há mais empregos direta e indiretamente produzidos pelas indústrias.

Vale lembrar que não é só a atividade industrial em si que gera uma maior atratividade demográfica para as cidades, mas a dinâmica econômica por ela produzida, que provoca o surgimento de maiores oportunidades em outros ramos da economia, principalmente no setor terciário (comércio e serviços). Não por coincidência, os países que mais avançaram no processo de industrialização e modernização das sociedades são aqueles que mais apresentam um setor terciário como composição predominante na produção de riquezas em suas respectivas economias.

Explicação:

espero ter ajudado ;)


isabelarneri: Eu sei ficou muito grande né desculpa
IsaINJ: ficou perfeito, muito obrigada
Perguntas interessantes