Química, perguntado por lelezinhaporto, 11 meses atrás

Ajuda!!!!!

Fritz Haber em conjunto com Carl Bosch desenvolveram, nos anos que antecederam a Primeira Guerra Mundial, o processo Haber-Bosch para produção de amônia, insumo para produção de fertilizantes e explosivos. Ambos dividiram o Prêmio Nobel de 1928 pelo feito. A reação de formação da amônia envolve um equilíbrio entre os gases hidrogênio, nitrogênio e a amônia produzida, tal qual representa a reação química não balanceada:

N2(g) + H2(g) ⇌ NH3(g) ΔH > 0

O sucesso do processo, no entanto, depende de uma condição de reação que envolve, principalmente, altas pressões e altas temperaturas.

A explicação para as condições específicas para o funcionamento ideal do processo Haber-Bosch reside no fato de que

A
em altas temperaturas e em altas pressões, favorece-se a formação da amônia uma vez que a reação é exotérmica e ocupa menor volume molar.

B
em altas temperaturas e em altas pressões, favorece-se a formação da amônia uma vez que a reação é endotérmica e ocupa menor volume molar.

C
em altas temperaturas e em altas pressões, favorece-se o consumo dos reagentes já que o sentido direto da reação é exotérmico.

D
em altas temperaturas e em altas pressões, favorece-se a formação da amônia uma vez que a reação é endotérmica e ocupa maior volume molar.

E
em altas temperaturas e em altas pressões, favorece-se a formação da amônia uma vez que a reação é exotérmica e ocupa maior volume molar.


Soluções para a tarefa

Respondido por Felipeeidjyfabiansal
6

Resposta:

A)

Explicação:

Balanceamento

1N2(g) + 3H2(g) ⇄ 2NH3(g)

Pura aplicação do Princípio de Le Chatelier

Quando aumenta-se a pressão do sistema, a tendência é a formação de produtos que ocupem um menor volume ( mas como podemos tratar o volume molar como uma constante), ou seja, a soma molar do produto têm de ser menor do que a dos reagentes para essa condição em específico. O que verifica-se nesse caso, já que 2 (NH3) é menor que 4 (N2 + H2).

O aumento da temperatura favorece a velocidade da reação ( fator de Van't Hoff), apesar de que essa síntese é um processo exotérmico, mas ainda sim, experimentalmente falando, a temperatura ideal gira em torno de 450⁰C, para a produção industrial em larga escala.

Perguntas interessantes