Saúde, perguntado por bf120207, 11 meses atrás

AJUDA EU E GANHE 20PTS
Explique como ocorre o processo de respiração desde a entrada do ar pelas narinas, até o processo de trocas gasosas.


bf120207: lembrando RESPOSTA ERRADA=BAN

Soluções para a tarefa

Respondido por JuanRochaTT
2

O ar entra pelas narinas troca de gas para poder seguir adiante, faz a curva sai por onde entrou e é isso.


bf120207: Errado num tá
Respondido por litianicharao
0

A respiração pulmonar inicia-se com a entrada do ar pelas fossas nasais. Nessa região, o ar é filtrado e umedecido graças à presença de pelos e muco.

Após passar pelas fossas nasais, o ar segue em direção à faringe, uma estrutura comum ao sistema digestório e respiratório. Em seguida, vai em direção à laringe, que é um tubo longo onde ocorre pequena retenção de partículas e onde se localizam as pregas vocais, que permitem a fala.

Conectada à laringe, localiza-se a traqueia, um tubo formado por 15 a 20 peças de cartilagem em forma de C que impedem que essa estrutura entre em colapso. Na traqueia, existe um tecido ricamente vascularizado que permite que o ar mantenha-se úmido e aquecido. Além disso, existem glândulas seromucosas e células caliciformes que produzen secreção que atua na retirada de partículas.

A traqueia então se bifurca em dois brônquios, que penetram nos pulmões. Os brônquios ramificam-se até que resultam nos bronquíolos, os quais também se ramificam. Assim como na traqueia, o ar é aquecido, umidificado e limpo na região dos brônquios e bronquíolos.

O processo de hematose ocorre nos alvéolos pulmonares

O oxigênio é então levado pelo sangue para todas as células do corpo para que possa ser usado no metabolismo celular. O gás carbônico presente no sangue, por sua vez, faz o caminho inverso, passando dos capilares para o interior dos alvéolos, de onde segue pelas vias respiratórias para fora do corpo.

O processo de respiração pulmonar só é possível graças a dois movimentos respiratórios: a inspiração, que garante a entrada do ar, e a expiração, que permite a saída do ar. Na inspiração, o músculo do diafragma desce e os músculos intercostais contraem-se. Já na expiração, o diafragma sobe, os músculos intercostais relaxam, a caixa torácica diminui e a pressão no interior aumenta, forçando a saída do ar.


bf120207: vlw
Perguntas interessantes