ENEM, perguntado por sarah7206, 10 meses atrás

Ajuda em redação.
Elabore um texto dissertativo-argumentativo, abordando de que forma a referida pandemia contribui para uma situação de desintegração e pânico, gerando conflitos na sociedade.

Soluções para a tarefa

Respondido por Thicalui
0

Modelo ENEM

P1

Introdução:Histórica,Factual,Estatística,Por definição, etc

Problemática: Enfatizar a questão a ser trabalhada no texto

Tese: Objeto dos parágrafos argumentativos

P2

Refere-se a uma das teses

Tópico Frasal: Geralmente uma afirmativa

Desenvolvimento

Implicações

P3

Refere-se a uma das teses

Tópico Frasal: Geralmente uma afirmativa

Desenvolvimento

Implicações

P4

Retomada da Tese

Proposta de Intervenção

Conclusão

__________________________________________________________

Vamos basear nosso texto nas competências que o ENEM avalia buscando uma avaliação satisfatória

1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa

2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto

3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista

4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação

5. Respeito aos direitos humanos

Fonte: Portal MEC

__________________________________________________________

O SARS-COV-2 por ser um vírus novo não apresenta medicação eficaz no tratamento,por isso devido a alta transmissibilidade foram adotados pelo globo protocolos de isolamento social. Apesar disso, é notável que no Brasil nem todos possuem o aporte financeiro para se isolar, a exemplo dos trabalhadores no mercado informal,que segundo o IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) abriga cerca de 40% dos brasileiros. Nesse sentido, o estresse trazido pelo isolamento e a desigualdade social tornam-se catalizadores para pânico e de conflitos sociais.

Em primeira análise, é relevante considerar a abordagem do filósofo grego Aristóteles sobre o ser humano´O ser humano é um animal político´.Sob essa ótica, Aristóteles classifica o homem como propenso ao convívio social,entretanto durante a pandemia foram tomadas mediadas de caráter mandatório visando o isolamento social. Dessa forma, é natural que ao modificar tão subitamente a maneira como se dão as relações sociais sejam aflorados sentimentos de pânico e medo na população.

Em segundo plano, é importante considerar como as medidas de isolamento afetam as diferentes classes sócio-econômicas buscando compreender o impacto maior da doença nas periferias.Segundo o pesquisa elabora pela FGV, o Brasil apresenta o sétimo maior índice de Gini,que mede a desigualdade social, além de um grande mercado informal,por isso, o impacto da COVID-19 é maior nas periferias,onde a população não possui condição financeira para manter o isolamento.Dessa forma, a recente pandemia ressalta ainda mais as desigualdades presentes na sociedade brasileira.

Em síntese,as mudanças dos hábitos culturais de forma repentina e as desigualdades evidenciadas pelo coronavírus tornam-se estimulantes para uma situação de conflituosa e de pânico na sociedade.Nesse contexto, é função do Ministério da Saúde, enquanto responsável por reger os assuntos relacionados a saúde mental,fornecer o suporte psicológico,através de um atendimento virtual gratuito,buscando contornar os transtornos causados pela medidas de isolamento.Além disso, é função do Ministério da Economia, encarregado de controlar os danos econômicos causados pela pandemia,atentar-se aos trabalhadores do mercado informal,concedendo auxílio financeiro durante o período de isolamento,objetivando diminuição das desigualdades acentuadas durante a pandemia. Assim, espera-se minimizar os impactos sociais e psicológico trazidos pela pandemia.

Espero ter ajudado!

Recomendo uma lida rápida procurando erros de concordância

>como fiz pelo celular acontece devido ao corretor

Se o texto não foi satisfatório posso reescrever com uma outra abordagem mais direcionada se me der uma tese

Abraços!

Bons Estudos

Perguntas interessantes