Ajuda em aceleração centrípeta e força normal por favor!!
Por que nos últimos "loopings" há perda de contato e a força normal é 0?
E por que a velocidade máxima/mínima = raiz quadrada de R*g??
Anexos:
Soluções para a tarefa
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Ele quer calcular a velocidade mínima que você tem que ter no ponto mais alto para poder completar o looping sem "cair". E como calcular isso? Bom, no ponto mais alto, como ele desenhou na figura mais à direita, você tem a Normal e o Peso agindo sobre o carrinho, e as duas na mesma direção da força centrípeta:
Agora raciocine comigo: suponha que você tenha velocidade o bastante pra completar o looping. Então, ao chegar no ponto mais alto você vai ter uma normal N atuando no carrinho. Diminua essa velocidade, e agora a normal no ponto mais alto vai ser um pouco menor, isso é, o carrinho vai estar mais "descolado" do teto. Você vai diminuindo a velocidade, e vai chegar uma hora que ele vai estar na iminência de se soltar do teto, quer dizer, a Normal vai ser praticamente zero. É este o ponto que você quer, pois se você diminuir mais a velocidade, o carrinho "cai" antes de completar o looping.
Fazendo N=0 na equação acima, encontraremos a velocidade mínima que o carrinho deve ter no ponto mais alto para completar o looping.
A mesma coisa acontece com a lombada, só que agora cada vez que você aumenta a velocidade, mais ele se "descola" do chão. Vai chegar uma hora em que o carrinho vai estar na iminência de perder o contato com o chão, isto é, N vai ser praticamente zero.
Agora raciocine comigo: suponha que você tenha velocidade o bastante pra completar o looping. Então, ao chegar no ponto mais alto você vai ter uma normal N atuando no carrinho. Diminua essa velocidade, e agora a normal no ponto mais alto vai ser um pouco menor, isso é, o carrinho vai estar mais "descolado" do teto. Você vai diminuindo a velocidade, e vai chegar uma hora que ele vai estar na iminência de se soltar do teto, quer dizer, a Normal vai ser praticamente zero. É este o ponto que você quer, pois se você diminuir mais a velocidade, o carrinho "cai" antes de completar o looping.
Fazendo N=0 na equação acima, encontraremos a velocidade mínima que o carrinho deve ter no ponto mais alto para completar o looping.
A mesma coisa acontece com a lombada, só que agora cada vez que você aumenta a velocidade, mais ele se "descola" do chão. Vai chegar uma hora em que o carrinho vai estar na iminência de perder o contato com o chão, isto é, N vai ser praticamente zero.
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