AJUDA É PRA HJ PLISSSSSSS
1. Explique como era dividida a sociedade romana durante o período da monarquia.
2. Caracterize os dois triunviratos.
3. Quais as principais reivindicações dos plebeus durante a república.
4. Explique como ocorreu a crise do Império Romano.
5. Cite as principais características do Império Romano.
6. Explique como o cristianismo influenciou a religião romana.
7. Explique o que foram o Edito de Milão e o Edito de Tessalonica.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. Explique como era dividida a sociedade romana durante o período da monarquia.
R: Nessa época a sociedade da Roma Antiga era constituída por quatro grupos: patrícios, plebeus, clientes e os escravos. Os primeiros eram aquele que faziam parte da classe nobre e eram proprietários de terras. Eles eram cidadãos romanos e a menor classe que formavam a sociedade romana. Eles eram os únicos a usufruírem de benefícios políticos. Já os plebeus, eram comerciantes, camponeses e artesãos.Já os clientes, dizem respeito, aos prestadores de serviços. Por sua vez, os escravos eram aqueles que realizavam trabalhos e não tinham quase nenhum direito.
Obs.: é importante mencionar que na Roma antiga a escravidão não era baseada em cor.
2. Caracterize os dois triunviratos.Caracterize os dois triunviratos.
O Primeiro Triunvirato foi um acordo político envolvendo três generais de destaque no exército romano e muito benquistos pela população. Essa aliança, feita de forma informal, sem nenhum caráter legal, marcou a ascensão dos generais na política de Roma, quando o exército romano derrotou as revoltas escravas, em 70 a.C.
O Segundo Triunvirato de Roma foi uma aliança formada entre três líderes: Otávio – herdeiro de Júlio César, Emílio Lépido e Marco Antônio. A nova aliança foi reconhecida oficialmente pelo senado romano em 43 a.C. e tinha como principal foco combater os responsáveis pelo assassinato de Júlio César, especialmente Brutus.
3. Quais as principais reivindicações dos plebeus durante a república.
Quais as principais reivindicações dos plebeus durante a república.
A reforma agraria, a criação de cargos para plebeus nas magistraturas, além da possibilidade de ascensão social e também nas fileiras das legioes romanas.
5. Cite as principais características do Império Romano.
A sociedade era patriarcal e hierarquizada (dividida em camadas sociais muito bem definidas).
Existência de um exército forte, numero, bem preparado e com excelentes armamentos e estratégias militares.
Três moedas foram usadas oficialmente pelo Império Romano: Denário, Sestércio e Soldo.
No campo da infraestrutura, destacou-se as estradas romanas, que interligava diversas regiões e províncias. Além de facilitar o transporte de mercadorias, essas estradas eram usadas como vias de circulação militar.
6. Explique como o cristianismo influenciou a religião romana.
Por conta dos inúmeros seguidores, isso fez com que em Roma o imperador Constantino criasse a Igreja Católica, em sua função ela criou a igreja para amenizar os problemas religiosos em relação ao império.
7. Explique o que foram o Edito de Milão e o Edito de Tessalonica.Explique o que foram o Edito de Milão e o Edito de Tessalonica.
O Édito de Milão foi um documento promulgado em meados do ano de 330, segundo o qual era determinado que o império Romano deveria ser neutro no tocante ao credo religioso, abolindo as práticas politeístas dentro do seu império. Com isso, a perseguição aos cristãos foi cessada.
Sobre o Édito de Tessalônica, foi um decreto que data do ano de 391, promulgado pelo imperador romano Teodósio. De acordo com o Édito de Tessalônica, ficou estabelecido que o cristianismo deveria tornar-se a religião exclusiva do Império Romano, abolindo todas as práticas politeístas.
Explicação:
espero ter ajudando marque como melhor resposta por favor