AJUDA! É PARA AGORA.
PROCURA-SE UM AMIGO
(Vinícius de Moraes)
Não precisa ser homem, basta ser humano, basta ter sentimentos, basta ter coração. Precisa saber falar e calar, sobretudo saber ouvir. Tem que gostar de poesia, de madrugada, de pássaro, de sol, da lua, do canto, dos ventos e das canções da brisa. Deve ter amor, um grande amor por alguém, ou então sentir falta de não ter esse amor. Deve amar o próximo e respeitar a dor que os passantes levam consigo. Deve guardar segredo sem se sacrificar.
Não é preciso que seja de primeira mão, nem é imprescindível que seja de segunda mão. Pode já ter sido enganado, pois todos os amigos são enganados. [...] Tem que ter ressonâncias humanas, seu principal objetivo deve ser o de amigo. Deve sentir pena das pessoas tristes e compreender o imenso vazio dos solitários. Deve gostar de crianças e lastimar as que não puderam nascer.
Procura-se um amigo para gostar dos mesmos gostos, que se comova, quando chamado de amigo. [...] Precisa-se de um amigo para não se enlouquecer, para contar o que se viu de belo e triste durante o dia, dos anseios e das realizações, dos sonhos e da realidade. [...]
Precisa-se de um amigo que diga que vale a pena viver, não porque a vida é bela, mas porque já se tem um amigo. Precisa-se de um amigo para se parar de chorar.
01. Em relação aos textos I e II, pode-se afirmar que: *
A) os dois textos dialogam na temática e no gênero textual de forma explícita.
B) apesar de os gêneros textuais serem diferentes, o texto I complementa o texto II.
C) ambos os textos se assemelham em relação à ideia central que destaca o ser humano dotado de empatia e de humanidade.
D) os textos I e II se diferenciam apenas na temática, já que um se refere a um amigo e o outro a um dono de animais domésticos.
E) conversam entre si por meio de intertextualidade, já que ambos os textos abordam a busca de uma pessoa pela reincidência do verbo “procurar”.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
questão b) pode confiar em mim
alicebatistaguia:
Ok
Perguntas interessantes