Administração, perguntado por kellyfaustinol, 1 ano atrás

Ajuda debate:
texto para base:
“[...] ‘No mundo competitivo atual, ter uma empresa com pessoas felizes é um diferencial. Isso significa que poderemos enfrentar qualquer desafio em conjunto e rapidamente’, diz o italiano Gianni Coda, superintendente da Fiat. ‘Mas não faço isso sozinho.’ Junte dez funcionários da montadora mineira e rapidamente se ouvirão, com orgulho, as histórias de como a empresa, por diversas ocasiões, conseguiu ser exatamente como Coda deseja. Ágil, flexível, competitiva, inovadora. [...] ‘Trabalho em equipe e transparência nas informações. Esse é o nosso segredo’, diz Coda. As palavras de Coda não são um discurso vazio, daqueles que perdem a credibilidade por falta de ação. Desde que chegou ao Brasil, ele instituiu reuniões mensais com operários de diversas áreas. Nessas ocasiões, Coda fala da situação da empresa, mostra números, traça metas. Os ‘antenas’, como são chamados os 120 operários presentes na platéia, têm a responsabilidade de repassar os números para os colegas de trabalho. Aos executivos, Coda reserva um outro encontro mensal para analisar a evolução dos resultados da empresa e os projetos em andamento. Medidas como essas fazem da comunicação interna, normalmente um problema em muitas empresas, um dos pontos fortes da Fiat [...]”.


A gestão de pessoas precisa envolver todos os recursos em prol da conquista dos objetivos organizacionais, afinal, são as capacidades da organização que transformam a realidade no momento da execução das estratégias.
Por que as pessoas são o ponto-chave para a execução da estratégia? Quais das capacidades organizacionais estudadas podemos encontrar no texto lido sobre a empresa FIAT? Será que o sucesso da gestão da FIAT tem relação com o compartilhamento de responsabilidades do RH? Por quê?
Justifique

Soluções para a tarefa

Respondido por winederrn
3

As pessoas são consideradas como ponto-chave na estratégia porque são capazes de gerar ideias e de promover as mudanças necessárias no ambiente interno. No caso da Fiat, podemos compreender que a comunicação interna é um fator que contribui para a alavancagem dos resultados da organização.

Com isto, a empresa consegue mostrar informações do negócio para os operários e, de certo modo, gerar engajamento para todos da área produtiva.

Mantenha-se focado em seus estudos!

Perguntas interessantes