Ajuda aqui por favor!
De acordo com a crônica de Fernando Verissimo Lar Desfeito, comente sobre o processo de normatização, naturalização sobre as relações familiares que há na narrativa.
Soluções para a tarefa
Na crônica "Lar Desfeito", Veríssimo ironiza a ideia de "normal" para transmitir a sua crítica a nossa época. Ao invés de buscar a felicidade, os personagens buscam a infelicidade para satisfazer suas expectativas com a vida.
A ideia nas entrelinhas da crônica Lar Desfeito
Nessa crônica, Fernando Veríssimo narra uma situação curiosa: tudo o que é considerado "anormal" nas relações familiares, do ponto de vista da nossa cultura, é tratado como "ideal" na narrativa. Vejamos alguns desses elementos da crônica:
- O casal é feliz há vinte anos, e isso não parece bom;
- Os filhos acham a felicidade dos pais "chata";
- Os filhos invejam a infelicidade, as brigas e as separações das famílias de seus colegas;
- Os pais, José e Maria, acham que a paz no lar traumatizou as crianças;
- E, talvez o ponto mais marcante da narrativa: os filhos estimulam a briga e a separação dos pais, que cedem à vontade das crianças e fingem uma separação.
Essas atitudes, desejos e comportamentos, parecem completamente absurdos no mundo real. Mas no mundo fictício dos personagens, esses comportamentos parecem seguir um padrão aceitável pela sociedade.
A ideia é que:
- Os filhos de José e Maria argumentam que o normal é um casal infeliz, filhos revoltados e tristes
- José e Maria, apesar de felizes por vinte anos, aceitam o argumento dos filhos e naturalizam que famílias infelizes satisfazem as expectativas dos filhos, e que isso é bom
- Então eles fingem uma briga e uma separação, os filhos ficam infelizes e revoltados, e o que estava "errado" agora parece "certo".
A esse processo usado pelo autor, chama-se inversão de valores.
Mais sobre inversão de valores em: https://brainly.com.br/tarefa/15719291