História, perguntado por caiojogador200, 6 meses atrás

AJUDA AQ POR FAVOR DE A RESPOSTA CERTA!!!

1. As guerras napoleônicas e a invasão francesa da Península Ibérica (1807-1808) resultaram na transferência da Corte portuguesa e de setores dirigentes do Estado português para o Brasil, criando uma situação inédita para a principal colônia portuguesa. Entre as mudanças trazidas, assinale a opção que expressa a opção verdadeira:

A) A transformação do Rio de Janeiro em sede da monarquia portuguesa trouxe uma série de benefícios para esta cidade, como a criação de indústrias, centros culturais e universidades
B) A transferência da sede do Império português para o Brasil era um projeto existente desde o século XVII, prevendo a modernização econômica da colônia e a gradativa abolição da escravidão
C) A vinda da família real democratizou de certa forma as relações políticas existentes no Brasil, abrindo caminho para uma maior participação de camadas populares livres na vida política
D) A abertura dos portos, em 1808, e os tratados comerciais assinados em 1810 resultaram, na prática, no fim do exclusivo colonial português, em benefício dos interesses econômicos ingleses

2. O fator principal para a vinda da Família Real portuguesa para o Brasil é:

A) A necessidade de se aumentar o controle administrativo sobre a colônia, abalado após movimentos de independência em Minas e Bahia.
B) O diagnóstico de tuberculose recebido pelo príncipe regente, D. João VI, que busca nos ares dos trópicos a cura para sua doença.
C) A ameaça de invasão a Portugal feita por Napoleão Bonaparte, caso as relações comerciais com a Inglaterra não cessassem.
D) O temor de D. João VI em sofrer uma revolução aos moldes franceses, uma vez que não possuía apoio político em Portugal.

3. Em 1815, o príncipe regente d. João eleva o Brasil à condição de Reino Unido de Portugal e Algarves, no contexto da vinda da família real portuguesa para o Brasil. Na prática, essa elevação significou:

A) A independência política e econômica do Brasil em relação a Portugal.
B) A submissão portuguesa ao Reino do Brasil, muito mais estruturado e estável economicamente.
C) O abandono da posição de colônia do Brasil no aspecto político, desaparecendo os últimos vestígios do Pacto colonial no Brasil.
D) O aumento do controle português em terras brasileiras. Agora o Brasil era parte integrante do império.

4. O momento em que a família real saiu do porto do Rio de Janeiro com destino a Portugal, em 1821. Em um decreto, D. João mencionou a palavra “saudade” ao se referir à sua partida do Brasil. O evento que levou o retorno de d. João para Portugal foi:

A) Bloqueio Continental.
B) Congresso de Viena.
C) Independência do Brasil.
D) Revolução liberal do Porto.

5. “... quando o príncipe regente português, D. João, chegou de malas e bagagens para residir no Brasil, houve um grande alvoroço na cidade (...). Afinal era a própria encarnação do rei (...) que aqui desembarcava. D. João não precisou, porém, caminhar muito para alojar-se. Logo em frente ao cais estava localizado o Palácio dos Vice-Reis”. (Lilia Schwarcz. As Barbas do Imperador.) A vinda da corte portuguesa introduziu grandes mudanças na sociedade brasileira. Os grandes proprietários rurais e negociantes aglutinaram-se ainda mais do que antes ao redor da Família Real. Agora, a sede do governo português encontrava-se em:

A) Pernambuco.
B) Rio de Janeiro.
C) Salvador.
D) São Paulo.

6. Proclamada a Independência, era necessário ao Brasil receber este reconhecimento por parte de outras nações. O primeiro país a reconhecer o Brasil como uma nação independente e soberana foram os Estados Unidos da América. O gesto estadunidense se explica pelo(a):
A) Proximidade entre a elite política brasileira e a norte americana
B) Doutrina Monroe, que buscava o distanciamento entre América e Europa.
C) Conflito entre EUA e Portugal pelo mercado escravista africano.
D) A intenção estadunidense de invadir e colonizar o Brasil.

7. Os líderes do processo de independência do México, Augustín Iturbide e Vicente Guerrero, divulgaram o Plano de Iguale, que tinha qual objetivo?

8. Como se chamavam os grupos políticos organizados nas lutas de independência da Venezuela? Qual posicionamento cada grupo defendia?

Soluções para a tarefa

Respondido por Valentinamilllenasan
2

Resposta letra D

A transferência da corte portuguesa para o Brasil contribuiu para que a colônia ganhasse uma serie de melhorias. Houve a abertura dos portos e o fim da exclusividade de Portugal sobre o comércio com a colônia e aumentou o interesse de outros países, como a Inglaterra, para comercializar diretamente como os colonos.

Significou também a elevação do Brasil, de colônia a reino unido a Portugal e Algarves. Portanto, o Brasil não era uma simples colônia e sim um reino integrado a Portugal. Houve diversas melhorias na cidade do Rio de Janeiro, inovações essas, para agradar a nobreza que estava na colônia.


caiojogador200: vc pode botar quais numeros por favor responde todas por favor!!!!
Perguntas interessantes